quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Cuidados no uso da voz

Os músicos-cantores, pregadores e também os professores de Seminários e da EBD precisam cuidar de seu principal instrumento: a voz.


A voz é algo tão característico e importante como a nossa própria fisionomia e impressão digital ela varia de acordo com o sexo, idade, profissão, personalidade, estado emocional e a intenção que a usamos. É através da nossa voz que expressamos nossos sentimentos, emoções, idéias e pensamentos. Ela também mostra quem nós somos, além de conseguimos nos comunicar com outras pessoas só utilizando a voz, como por exemplo em uma conversa ao telefone, e seremos compreendidos perfeitamente.

Todos precisam ter cuidados com a voz, mas para quem utiliza a voz profissionalmente, é preciso ter alguns cuidados vocais essenciais, com isso é possível manter a integridade vocal.

Uma voz saudável significará sempre uma voz agradável, flexível e fácil de utilizar.

Segue uma listagem dos cuidados de saúde e higiene vocais, elaboradas por profissionais da área, que ajudarão a preservar a voz e evitar disfonias* (alterações vocais com origem orgânica e/ou funcional) além de contribuir para o seu tratamento, e assim, tornar eficaz a comunicação da mensagem:

Em caso de quaisquer sintomas ou dificuldades a nível vocal, deve ser procurado um Otorrinolaringologista e um orientador de Técnica Vocal.

- Manter uma postura correta enquanto se trabalha com a voz: corpo ereto com correto alinhamento do eixo cabeça-pescoço-costas, mas relaxado.

- Aquecer e desaquecer a voz antes e depois dos esforços vocais, através dos exercícios aprendidos nas sessões de Técnica Vocal.

- Manter o aparelho fonador hidratado, bebendo uma média de 2 litros de água por dia, de preferência à temperatura ambiente.

- Praticar uma alimentação saudável, rica em alimentos leves e de fácil digestão (frutas, legumes, vegetais, peixe, frango).

- Ingerir frutas cítricas in natura ou em sucos, que auxiliam a absorção do excesso de secreções, e maçã, que tem propriedades adstringentes.

- Dormir 8 horas por noite e repousar nos períodos de maior trabalho vocal.

- Fazer repouso vocal após o uso intensivo da voz.

- Relaxar e trabalhar o controle emocional.

- Praticar algum exercício físico regularmente (respiração e alongamento dos músculos).

- Sempre que possível, respirar pelo nariz (filtra, aquece e umidifica o ar).

- Aprender a ouvir a própria qualidade vocal, para reconhecer o esforço vocal e as tensões desnecessárias e conseguir assim evitá-las.

- Em caso de sintomas ou dificuldades a nível vocal, consultar um Otorrinolaringologista ou um orientador de Técnica Vocal.

- Evitar competição sonora entre a sua voz e o barulho intenso de ambientes ruidosos.

- Evitar a permanência em ambientes refrigerados ou aquecidos por ar condicionado, já que este retira a humidade do ar. Tome sempre muita água durante sua estadia em lugares com ar-condicioando.

- Evitar ambientes com poeiras, mofo ou cheiros fortes e irritantes.

- Evitar tossir ou pigarrear, já que favorecem o atrito nas cordas vocais; É melhor optar por engolir saliva ou beber água para afastar o incômodo.

- Evitar alimentos pesados, muito condimentados ou gordurosos antes de deitar, para evitar o refluxo gastroesofágico.

- Evitar também estes alimentos antes do esforço vocal.

- Moderar o consumo de café, chá preto e bebidas com gás, entre outras bebidas irritantes.

- Evitar o consumo de leite e derivados antes de intensa actividade vocal, pois aumentam a secreção de muco no tracto vocal.

- Evitar usar muito a voz após ingestão de grandes quantidades de aspirina, calmantes ou diuréticos, que ressecam a mucosa.

- Evitar as roupas apertadas junto ao pescoço e cintura (golas altas, camisas e gravatas muito apertadas, cintos apertados, calças ou saias muito justas) e sapatos de salto muito alto.

- Evitar falar enquanto se faz exercício físico.

- Evitar o cigarro, grande inimigo de quem trabalha com a voz.

- Evitar esforço vocal ou cantar quando não se apresentam boas condições de saúde, principalmente estados gripais ou crises alérgicas.

- Nunca expor o aparelho fonador a choques térmicos, como mudanças bruscas da temperatura do ar e alimentos ou bebidas geladas ou muito quentes.

- Evitar locais poluídos com fumo, seja ele originado por tabaco, fogueiras, escapes de automóveis, etc.

- Não utilizar o álcool ou qualquer outro tipo de drogas como desinibidores, pois ressecam e anestesiam a garganta, possibilitando abusos vocais.

- Evitar gritar, falar muito alto ou sussurrar, já que submetem as cordas vocais a um esforço exagerado e atrito.

- Evitar entrar nas reservas de ar (quase sem fôlego) durante o uso da voz falada.

- Não trabalhar a voz ou ensaiar por mais de uma hora sem descanso.

- Nunca tomar medicamentos por conta própria; o uso de pastilhas, sprays ou anestésicos sem orientação médica pode agravar os sintomas e ter graves consequências a longo prazo; por outro lado, o mesmo medicamento age de forma diferente em organismos diferentes.

- Evitar também o recurso a chás e infusões de efeito desconhecido, pois nem sempre resolvem o problema e podem acabar por irritar ou ressecar as mucosas.

O que mais afeta aqueles que utilizam a voz profissionalmente é a disfonia*, que é conhecida popularmente como rouquidão. Se a disfonia* (rouquidão) persistir por mais de 15 dias, procure um fonoaudiólogo


Adaptado de "Cuidados com Voz" e
"Cuidados especiais para quem utiliza a voz profissionalmente"
Para saber mais e acompanhar alguns exercícios vocais clique aqui.

(*) Disfonia é um distúrbio de comunicação, caracterizado pela dificuldade na emissão vocal, apresentando um impedimento na produção natural da voz. Pode ser ocasionado por uma disfunção, abuso vocal ou uso incorreto da voz, é mais freqüente em indivíduos que utilizam abundantemente a voz diariamente de uma forma incorreta.

Um comentário:

Anônimo disse...

vozesharmonicas (via Multiply)wrote today at 9:24 PM
Obrigada pelo artigo.
Vou divulgar a sua publicação, ok?
Fica na paz
Rissele

Related Posts with Thumbnails