segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Recife - Uma Câmara mais feminina e evangélica


Por Ana Luiza Machado - DP

Renovação no Legislativo municipal foi de 40,5%. Ao todo, 24 vereadores foram reeleitos

Com duas cadeiras a mais, a Câmara do Recife receberá, em 2013, 15 novos vereadores. Vinte e quatro dos 37 eleitos com mandato até dezembro deste ano conseguiram se reeleger. O decano Liberato Costa Júnior (PMDB) e Romildo Gomes (PSD) optaram por não disputar as eleições. Ainda que o número de cadeiras não tivesse sido alterado para 39, o percentual de renovação destas eleições (40,5%) seria inferior aos 47% de 2008.

Pela segunda vez consecutiva o vereador mais votado foi o peemedebista André Ferreira, com 15.776 votos, 659 a mais do que os conquistados nas eleições de 2008. A família Ferreira não é novata em disputas eleitorais e sempre teve votações expressivas na cidade. O pai, Manoel Ferreira (PR), teve sete mandatos na Assembleia Legislativa e o irmão, Anderson Ferreira (PR), foi eleito deputado federal em 2010 com 48 mil votos, 20 mil só no Recife. O jingle considerado “chiclete” porque gruda da memória dos eleitores e ressalta o número do vereador foi mantido nesta campanha. A inovação da campanha do peemedebista foi uma miniatura em 3D.

Rumo ao terceiro mandato, André Ferreira compõe a bancada de evangélicos que passou de seis para oito integrantes. O reforço será dado pela Missionária Michelle Collins (PP), esposa do pastor e deputado estadual Cleiton Collins (PSC), e pela “irmã Aimée” (PSB), membro da igreja Assembleia de Deus. As duas ficaram entre os 10 vereadores mais votados. “Atribuo a minha vitória, primeiramente a Deus, e ao reconhecimento do povo ao nosso trabalho, que não é feito só em período eleitoral, mas durante todo o mandato”, comemorou André Ferreira.

A bancada feminina na Casa José Mariano também cresceu. Antes contava com quatro mulheres, agora terá seis. A médica e vereadora Vera Lopes (PPS) não conseguiu se reeleger, a legenda foi ocupada pelo ex-deputado federal Raul Jungmann, mas três novatas farão companhia às reeleitas Priscila Krause (DEM), Aline Mariano (PSDB) e Marília Arraes (PSB).

A líder da oposição na Câmara, Priscila, com toda a dificuldade que a sigla está enfrentando para se manter na cidade, foi, entre as mulheres, a mais votada (13.386 votos) e a terceira com maior votação entre 39 vereadores. “Eu vejo esse resultado com muita humildade e gratidão. Meu compromisso será de muito mais trabalho e fiscalização agora. O perfil de uma imensa maioria governista não mudou na Câmara. Vou enfrentar a mesma dificuldade que enfrento há oito anos”, disse emocionada a democrata.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails