segunda-feira, 8 de abril de 2013

Coral Juvenil Amisadai - 35 anos de louvor ao Todo Poderoso Deus

Amisadai - Fevereiro/2013
As festividades do Jubileu de Ouro das Assembleias de Deus em Pernambuco (1968) impactaram a sociedade recifense e a Igreja como um todo. Analisando o históricos dos coros jovens que ainda restam em nossa igreja, percebo que, da realização daquele evento, com seu esplendido grande coral formando a bandeira de Pernambuco, foi um grande estímulo para a organização de Corais da Mocidade em todo o Recife.

Há registros escritos de que, por volta de 1973, o maestro Euclides Ferreira, de saudosa memória, já ensaiava o Coral da Mocidade de Casa Amarela. Era um grupo informal que se reunia para ensaio mensal exclusivamente para cantar nos Cultos da Mocidade - como eram então chamados os cultos mensais que a Campanha Evangelizadora rende ao Senhor. Frise-se que a Campanha era denominada simplesmente de “Mocidade” por ser composta quase que totalmente por jovens.
Amisadai sob a regência de Débora Ferreira
Ocupadíssimo com a direção de vários outros coros na Região Metropolitana, o irmão Euclides deixou os ensaios, sendo substituído por outros irmãos que, todavia, não duraram muito tempo na condução do grupo, levando à finalização deste projeto em 1976.

Em maio de 1977, o Ev. Salatiel Rosa (in memorian) em conjunto com outros irmãos, dentre os quais os Presbíteros José Pereira da Silva e Antônio José – ambos in memorian – pediram a uma talentosa jovem que aqui congregava, por nome de Débora Ferreira, filha do saudoso regente Boanerges Ferreira, que reativasse o Coral da Mocidade.

Ela já ensaiava um famoso grupo vocal autônomo, formado pelas Famílias Marques e Ferreira (filhos do lendário Pb Antonio Marques e da família do irmão Boanerges) e que cantava em casamentos e eventos especiais nesta e em outras denominações. A ideia era reunir os jovens desta congregação e integrar o Vocal à igreja para formar um novo Coral da Mocidade

Amisadai na Praça do Derby
Assim, após um período de três meses de oração e outros três meses de ensaios realizados na congregação de Mandacaru, período utilizado pela irmã Débora para uma seleção criteriosa, foi oficialmente inaugurado no dia 25/12/1977 o Coral da Mocidade de Casa Amarela. A primeira música apresentada foi o "Antífona", nº 001 do hinário Cantor Cristão.

O Culto foi conduzido pelo Ev. Salatiel Rosa dos Santos e o Pr Presidente, Pr José Leôncio da Silva, esteve presente fazendo a oração de inauguração do Coral e deixando uma fervorosa palavra no baseada no Salmo 149.6
Amisadai - 20 anos  (regente Débora Ferreira)
Foi um início magnífico! Lá pelos anos 1980, das galerias do templo, a multidão acorria aos parapeitos todas as vezes que o coro ia cantar. Formavam à frente do púlpito e o repertório incluía as imortais canções dos grupos "Ligados", "Coral da AFE", "Som Maior", "Elo", "Integração" e dos corais americanos da Lillenas Publishing House, tais como "Porquê nasci?", "Olhai além", "Meu Deus é bem capaz", "Em Jesus amigo temos", “Calmo, Sereno e Tranquilo”, “Não Vai Tardar” e a inesquecível "Quero ser como Cristo", que o coral nunca terminava de cantar, pois invariavelmente era tomado de muita comoção e com eles, toda a congregação também chorava muito. Por isso mesmo era a música sempre solicitada todas as vezes que o coro estava formando, especialmente em dias de Santa Ceia. Bilhetes sempre eram dirigidos ao púlpito pedindo para que o coro a apresentasse mais uma vez.
Amisadai - 25 anos (regente Silvio Araujo)
Entre os últimos anos da década de 1980 e o início dos anos 1990, o coro foi renovado não somente em material humano mas também em estilo, adotando o repertório baseado no "Grupo Prisma", muito em voga na época. A música mais apresentada era “Um Milagre, Senhor”, cujo solo era feito pela irmã Débora Ferreira. Nesse período o coral adotou o nome de Coral Juvenil Amisadai.

Amisadai era o nome de um dos príncipes de Israel, cujo significado é “Aliados ao Todo-Poderoso” conforme texto de Nm 7.71.
Amisadai - 30 anos (regência de Eudes Santos)
Após 20 anos à frente do coro, a irmã Débora seguiu com seu esposo e filhas para o desafio pessoal de fazer missões interculturais, primeiro indo para a França e depois para Portugal, onde se fixaram.

Assim foram regentes do Amisadai desde a inauguração:

Débora Ferreira (12/1977-09/1998)
Marcos Barbosa (10/1998-10/1999)
Silvio Araujo (11/1999-01/2007)
Eudes Santos (02/2007-02/2011)
Rogélio Silva (02/2011-06/2012)
Silvio Araujo (07/2012 - ...)
Amisadai 2012 sob a regência de Rogélio Silva
O coro que hoje se apresenta é formado quase que totalmente por uma nova geração, a maioria saída da União de Adolescentes Kerigma diretamente para o Amisadai em setembro/2012. Apesar do pouco tempo de convivência, estes jovens encararam com dedicação o desafio de representar 35 anos de história do Coral Juvenil Amisadai.
Amisadai 2006 - Regente Silvio Araujo
O Amisadai está entre os três mais antigos coros de jovens em atividade em nossa igreja no Recife (Olinda 7º RO e Cajueiro Seco são mais antigos. E UR 1 tem a mesma idade, com diferença de meses), tendo alcançando no passado um lugar de destaque. Já se apresentou na TV Universitária e no Teatro Santa Izabel representando a Igreja. Além disso, realizou várias cantatas e cultos nas ruas e praças do centro do Recife, comissionados pelo Ministério da Igreja. Anualmente, durante o período de carnaval, organizava viagens missionárias ao interior do Estado, notadamente agreste e sertão. Visitaram dezenas de cidades com um resultado de muitas centenas de conversões. De tudo isso dava testemunho sempre o Pr José Pereira da Silva (in memorian). .
Ainda hoje é muito conhecido e apesar da este tipo de coro ser cada vez mais raro na AD em Recife, os Aliados ao Todo-Poderoso seguem louvando a Majestade Santa, servindo à igreja e anunciado que só Jesus Cristo salva, cura e batiza com Espírito Santo.

2 comentários:

Pandora disse...

Parabéns ao coral juvenil, é raro qualquer coisa hoje em dia ser tão perene, seja ela ligada a igreja ou não.

Momento comentário fútil: interessante perceber como aquilo que é socialmente adequado a uma jovem assembleiana vesti mudou ao longo do tempo... faz pensar que um dia as moças poderão usar calças sem maiores problemas.

Anderson Augusto Bezerra disse...

Belíssimo trabalho de pesquisa. Parabéns maestro Silvio. Que Deus continue abençoando esse maravilhoso coro.

Related Posts with Thumbnails