sexta-feira, 10 de outubro de 2008

A fidelidade do membro do Coro

Paráfrase de I Coríntios 13

1. Ainda que eu cantasse com o brilhantismo de Caruso e a doçura dos anjos, e não tivesse o senso de lealdade o qual me impelisse a ser fiel ao meu coro em todos os seus ensaios e apresentações, meus talentos não teriam mais valor para o meu Senhor e Sua Igreja do que o metal que soa ou um sino que tine.
2. E ainda que tivesse o dom de uma bela voz, e conhecesse todos os mistérios do controle da respiração e tivesse todo o conhecimento de um grande repertório; e se tivesse todo o poder a ponto de transportar meus ouvintes, mas não fosse fiel ao meu coro em todos os seus ensaios e apresentações, minha habilidade para o Senhor e Sua Igreja nada seria.
3. E ainda que exibisse meus talentos diante de minha igreja, e cantasse os mais lindos cânticos, mas não o fizesse com o propósito de glorificar ao meu Senhor, seria uma oferta inútil e nada disso se aproveitaria.
4. A fidelidade é duradoura, e resulta em um espírito suave. O fiel membro do coro não inveja o solista; o fiel verdadeiro não chama a atenção para si mesmo, não se ensoberbece,
5. não cria distrações no ensaio, não busca glória para si mesmo, não é temperamental, não toma as sugestões do diretor como crítica pessoal; não se regozija nos erros dos outros membros do coro, mas regozija-se quando todos trabalham em união para fazer do coro um instrumento de louvor ao Senhor; sente sua própria responsabilidade,
6. crê nos ensaios extras, quando necessários, espera continuamente que o coro se torne melhor, aceitando até trabalho com sacrifício a fim de ter um bom coro.
7. O fiel membro do coro nunca falha; mas havendo desculpas, serão deixadas de lado; mesmo que haja solistas vaidosos, cessarão; havendo assistência irregular, desaparecerá.
8. Porque, em parte, conhecemos e em parte predizemos os resultados do nosso labor;
9. mas, quando vier o que é perfeito, nosso conhecimento e precisões serão de pouca importância quando considerarmos os verdadeiros frutos do nosso serviço.
10. Quando eu era um inexperiente no coro, cantava como um inexperiente, sentia que nunca aprendia, pensava que a música era muito difícil para mim; agora que dediquei minha voz ao Senhor, acabei com estas impressões pueris, porque eu sei que o Senhor me ajudará.
11. Porque agora compreendemos estas coisas em parte, com nosso próprio entendimento, mas quando estivermos face a face com a vontade de Deus, conheceremos tudo plenamente; mas virá o tempo quando concretizarei os frutos da minha fidelidade, como Deus sabia que estes frutos seriam quando me chamou para servi-lo, e saberei que minha fidelidade foi mais valiosa do que todo o esforço requerido de mim.
12. Agora, pois, permanecem uma bela voz, a capacidade para usá-la e a fidelidade, estas três, mas a maior delas é a fidelidade.

Paráfrase: Alexandre Reichert Filho, pianista e ex-diretor de Os Arautos do Rei, radicado nos EUA.

4 comentários:

Paulo Adriano Rocha disse...

Gostei. Rs. Vou copiar e levar pra o pessoal do Vocal. Que Deus nos ajude a sermos bons cantores, mas, acima de tudo, a sermos bons altares.

Abraços, maestro. É bom contar com sua companhia na atmosfera blogueira.

A-BD disse...

Silvio, a paz!

Isso deveria ser copiado por todos os maestros e ser mostrado a todos os grupos de louvor da Casa de Deus.
O texto é riquíssimo, está no lugar certo, no blog certo.

Isso mostra que eu não me equivoquei indicando esse blog a 3 prêmios (é, saiu mais um! passa no meu blog.)

Que o Senhor te abençoe, irmão Silvio!

Silvio Araujo disse...

Olá Paulo,
agradeço a constante participação e suas palavras incentivadoras.
Copie sim e leia para o pessoal do Vocal.
Um abração pra eles também!
Deus te abençoe, maestro!

Silvio Araujo disse...

Grande TK, Paz do Senhor

VocÊ tem sido generoso em suas palavras. Este humilde blog sente-se honrado com sua participação e indicação do prêmio. Deus o abençoe pela parceria e pelas palavra gentis!

É um texto muito interessante do Alex, e como tenho tentando seguir uma linha direcionada à música sacra e sua utilização, não poderia deixar de publicar isto.

Deus te abençoe TK e também ao Coro Jovem do TC. Será que vocÊ alcançou o antigo Coro Jovem que funcionava lá?

Abraços!

Related Posts with Thumbnails