quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Mais da EBO

Continuando nossas notas sobre a grande festa dos 90 anos da AD em PE e da 52ª EBO, registramos a mensagem da terça-feira, baseada em I Rs 17.7, com a manifestação do Espírito Santo evidente como nos demais dias.

Participaram, dentre outros cantores e grupos, a Banda de Música da AD em São Lourenço, cidade do Grande Recife outrora pastoreada pelo Pr Ailton Alves e o novo Coro Jovem do Templo Central, entoando um belo arranjo da música "Não há barreiras", gravada por Álvaro Tito. Acompanhei boa parte na reprise das 23H pelo Canal 14, já que havia ensaio para o Coral da Congregação de Casa Amarela no horário da transmissão ao vivo.

Destacamos a programação de ontem, quarta-feira, 22/10; Foi um emocionante Culto de Missões com a participação dos missionários da Igreja atuantes em diversos países e também daqueles que já foram aos campos missionários e hoje pastoreiam igrejas em nosso Estado.

Houve um grande processional, com entradas de jovens casais, as meninas de roupas de cor, rapazes de terno e gravata, portando as bandeiras de todos os países e de jovens caracterizados como pescadores. Também um grande número de crianças, dentre as quais a minha garota, Ana Caroline - Carol, vestidas de togas brancas com estolas de cor e boinas, representando os diversos povos e nações, agitando bandeirolas da nossa Igreja e de países diversos.

Ao contemplar este momento, o Pr Ailton falou de seu sentimento acerca do tanto que se tem a fazer ainda, pois se temos um trabalho forte, estabelecido e diversificado, atuando na África do Sul, Moçambique, Guiné-Bissau, Timor Leste, Portugal, Argentina, Peru e Bolívia, há ainda muitos povos e países onde fincar a bandeira do Evangelho por nossa igreja.

Ele contou suas experiências como primeiro missionário enviado pela igreja em Recife, sua chamada e os fatos que antecederam este envio, uma visão dos pastores José Leôncio da Silva e Severino Alves de Almeida. Contou das dificuldades iniciais e de como Deus operou crescimento.

Foi homenageado pelo missinonários e depois os condecorou e agradeceu pelo trabalho prestado à Igreja do Senhor. Foi outro momento de emoção!

A oração intercessória por Missões foi feita de modo apaixonante pelo Pr Esequias Soares (com "s" mesmo), líder da AD em Jundiaí/SP.

A mensagem foi baseada em Ageu 2.19 e o pregador foi um pastor de São Paulo tendo o culto se prolongado até as 22:00h; Na hora do apelo, almas se entregaram a Jesus, 8 ou 9 vidas, não pude precisar, decididas por Cristo;

Cantaram o Coral Filadélfia e ouvimos a Banda Canaã, ambos do Templo Sede.

Novamente estive lá e então visitei o Memorial da AD, com os móveis, roupas, instrumentos musicais e utensílios de uso pessoal dos primeiros missionários, além de muitas fotos e documentos importantes da Igreja e dos pastores. Ví a escritura da compra do terreno da Congregação em Casa Amarela, onde trabalho há alguns anos, local da construção do segundo grande templo das ADs em PE, comprado em outubro de 1941 e pago em 54 prestações.

Há fotos onde meu avô, João Vieira de Araujo, aparece ainda menino, criado que foi com o Missionário Joel Carlson e família e que, educado e orientado musicalmente por estes, veio a ser o primeiro maestro de corais de nossa Igreja, tendo fundado e inaugurado aos 16 anos e oito meses, o coral da Igreja Matriz (bairro da Encruzilhada) em 11/01/1934, hoje Coral Filadélfia, e logo depois, aos 21, o Coral de Casa Amarela, em 24/06/1938, além de muitíssimos outros, inclusive no interior do Estado, para onde era enviado pelo Missionários e depois pelo Pr José Bezerra da Silva.

Ví também uma foto da orquestra da igreja, definida como sendo de 1930, com o irmão maestro Bernardino à frente. Outro grande nome desta orquestra foi o maestro Guinga, que substituiu o maestro Bernardino e forjou muita gente boa para a Obra, todavia, estas partes são uma outra história...

Um jornal comemorativo foi distribuído, "A Voz Pentecostal", título que homenageia o jornal que circulava aqui nos idos de 30, idealizado e redigido pelo Missionário Joel Carlson e que andava de mãos dadas com o "Mensageiro da Paz", órgão divulgador em âmbito nacional.

Muitas fotos e história e relatório das atividades da igreja de hoje além de matérias sobre os seguintes Departamentos da Igreja: a EBD, Dpto da Família, Jovens e Adolescentes, Evangelismo e Missões e a Ação Social e também história do Círculo de Oração;

A festa continua e hoje deve estar presente o excelente Coral da AD em Águas Compridas (bairro da Cidade de Olinda/PE), regido pelo amigo e irmão Davidson Monteiro;

Peguei estas fotos emprestadas do Assem-Beréia de Deus e convido você a dar uma olhada naquele abençoado blog, ler mais relatos e conferir a beleza que foi este evento!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails