sexta-feira, 31 de outubro de 2008

491 anos da Reforma Protestante

Em 31 de Outubro de 1517, Martinho Lutero, monge, Doutor em Teologia e professor de um dos mais importantes seminários da época, pregou as famosas 95 teses na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, com um convite aberto, em latim e alemão, ao debate sobre a venda de indulgências para construção da Basílica de São Pedro e outros absurdos praticados pela Igreja Católica.

Este simples convite para uma análise à luz da Escritura foi o ato que fez eclodir o grito de "basta", engasgado há muito na garganta de homens de Deus inconformados com o que viam e ouviam; Eu creio que foi mesmo um ato de Deus, pelo qual vieram muitos avanços no campo teológico e também social;

Devemos à Reforma, entre outras coisas, o acesso que temos hoje à Bíblia Sagrada em nosso idioma nativo.

A história da Reforma é muito interessante e mesmo antes de Lutero, outros arautos se ergueram contra os desvios doutrinários da igreja da época, alguns até foram martirizados por isto, morrendo na fogueira.

Homens como João Wycliff, João Huss, Jerônimo Savonarola, João de Wessália e João Wesselus entre outros, que já pregavam os solas, doutrinas-base da Reforma: Sola Scriptura, Sola Christus, Sola Gratia, Sola Fide, Soli Deo Gloria, ou seja, Somente a Escritura, Somente Cristo, Somente a Graça, Somente a Fé, Glória Somente a Deus.

Olhando para alguns movimentos na Igreja Evangélica de hoje, fico pensando na necessidade de um avivamento, ou renovação, que nos faça amar a Palavra e somente por ela andar e percebo quão iminente é a vinda de Cristo.

"...Contudo quando vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?" Lucas 18.8

Conheça um pouco mais da história deste grande reformador, assistindo o filme LUTERO.

Um comentário:

Anchieta Campos disse...

Prezado irmão Silvio Araújo, a paz do Senhor.

A Reforma Protestante jamais poderá ser esquecida pelos cristãos, por tudo o que ela nos proporcionou e representa. Seus realizadores devem ser lembrados, para que seus exemplos possam vim a influenciar (para melhor) muitos de nossa época.

Forte abraço e obrigado pelo apoio que tens desprendido ao meu blog.

Anchieta Campos

Related Posts with Thumbnails