segunda-feira, 30 de julho de 2012

Atletas Espirituais




Vocês não sabem que dentre todos os que correm no estádio, apenas um ganha o prêmio? Corram de tal modo que alcancem o prêmio.

Todos os que competem nos jogos se submetem a um treinamento rigoroso, para obter uma coroa que logo perece; mas nós o fazemos para ganhar uma coroa que dura para sempre.

Sendo assim, não corro como quem corre sem alvo, e não luto como quem esmurra o ar.

Mas esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo, para que, depois de ter pregado aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado. 

1 Coríntios 9:24-27 (NVI)


Semelhantemente, nenhum atleta é coroado como vencedor, se não competir de acordo com as regras. 

2 Timóteo 2:5 (NVI)


Além das Olimpíadas que eram realizadas a cada quatro anos, havia a cada dois anos os jogos ístmicos em Corinto, portanto, não era nem um pouco estranho aos irmãos coríntios o linguajar e as figuras utilizadas pelo apóstolo Paulo para ilustrar a vida espiritual.


As provas de corridas eram: Hoplitódromo (corrida com armas), Estádio, Diaulós (denominado duplos estádio) e Dolichos.

A de maior destaque e prestígio era a Estádio, pois quando vencida, o nome do atleta seria dado aos jogos. 

A prova se dava com uma corrida de 192 metros. O Dolichos, com uma distância maior, entre 7 a 24 estádios. A modalidade Diaulós se referia a corrida de 384 metros e os atletas carregavam seus capacetes e escudos. Para evitar que alguém saísse prejudicado, os escudos se mantinham guardados no Templo de Zeus, desta maneira não poderiam ser trocados por escudos de menor peso.

Provavelmente destas eram as citadas por Paulo no verso 24 do capítulo 9 de sua Carta aos coríntios. Ele não estava com isso estimulando a participação nesses eventos, pelo contrário. Ele contrapôs a efemeridade e o prêmio vão dos atletas vencedores à certeza de uma recompensa incorruptível aos heróis da fé.

Me chama a atenção o fato de que os atletas começava a se preparar com até 10 meses de antecedência e isto incluía abstinências até de certas comidas e treino intenso para competir por 7 (sete) dias.

Os prêmios para este esforço? uma coroa feita de ramos de louro (inicialmente era dado um ramo de palmeira), o nome divulgado e no máximo, uma estátua na cidade natal.

A nossa recompensa pelo bom combate, pela boa carreira, por chegarmos ao final das provas será uma coroa incorruptível de glória, que o Justo Juiz nos dará no dia final
  
Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda. 

2 Timóteo 4:7-8 (NVI)


E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória.

1 Pedro 5:4

Para saber um pouco mais, clique aqui

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails