quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Como flechas na mão do valente...

"Como flechas na mão dum homem valente, assim os filhos da mocidade."
Salmo 127:4


Parece que o dia das mães é bem mais lembrado e festejado que o dia dos pais, mas é um dever honrá-los e de igual modo celebrar a amizade e comunhã não só nessas datas especiais mas durante toda a existência.

O mandamento bíblico é "honra a teu pai e a tua mãe..." Ex. 20.12/Dt 5.16, citado até por Jesus em Mt 15.4/Mc 7.10 e lembrado pelo Apóstolo Paulo em Ef 6.2, destacando a promessa advinda pelo cumprimento desse dever. O sábio conselho de Salomão, inspirado por Deus, é "Ouve a teu pai, que te gerou; e não desprezes a tua mãe, quando ela envelhecer." Pv 23.22

O pai, especialmente na tradição do Antigo Testamento, era detentor da benção, tal o simbolismo e reverência que havia na figura do patriarca. Eles abençoavam seus filhos com o desejo de prosperidade moral, espiritual e social, e os dotava de bens conforme suas posses (Gn 27.7, 27-28..., 28.1, 48.15,20 e 49). Os primogênitos eram mais recompensados.

Era também o pai quem repassava as experiências com Deus e mais tarde os ensinamentos da Lei a seus filhos. Veja o que disse o rei Davi, já velho e cansado, a seu filho e futuro rei Salomão: "E tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai, e serve-o com coração perfeito e espírito voluntário; porque o Senhor esquadrinha todos os corações, e penetra todos os desígnios e pensamentos. Se o buscares, será achado de ti; porém, se o deixares, rejeitar-te-á para sempre." I Cronicas 29.29

Eu tenho o privilégio de ter um pai que me ensinou a conhecer e temer a Deus: Osvaldo Araujo.

Eu me lembro dos cultos domésticos, da roda que fazíamos para ouvir a Palavra de Deus proferida por meu pai, dos conselhos acerca do comportamento na sociedade e na igreja e dos avisos acerca dos perigos que nos rodeavam. Sua experiência de vida e sua história faziam toda a diferença para nós, porém mais do que palavras, eu me lembro de momentos em que o via, de madrugada, falando com Deus, assentado numa cadeira de balanço. Era uma conversa de amigos!

Conhece a Bíblia como poucos e assumiu vários cargos na EBD, de professor a diretor e sempre tem uma palavra ponderada e instrutiva.

Lembro também de seu denodo na área musical, escrevendo partituras, trancrevendo peças inteiras para coral ouvindo uns LPs numa vitrola Phillips portátil. Incrível como conseguia fazer isso sem a ajuda de instrumentos musicais, apenas com um diapasão e muito solfejo! Ensaiava corais (e ainda ensaia) e os seus ensaios pareciam cultos. Ele mesmo fazia os jograis e partes recitativas que eram apresentadas nas festividades, um costume que nossa igreja tinha na época.

Mas eu lembro também, e hoje me alegro por isto, dos momentos de repreensão e das "lapadas" que recebíamos por uma infração mais séria. Isso nos salvou, a todos nós, seus filhos, de acompanharmos o destino de outros colegas de infância. Graças a Deus.

De fato, como diz o versículo inicial, era um valente apontando suas flechas para o alvo. E como isso foi verdadeiro em minha vida! Espero honrá-lo com meu proceder.

Este versículo é um desafio a nós que somos pais! É preciso ser valente - poderoso ou forte como diz uma certa versão bíblica - para retesar o arco e é preciso ter habilidade, conhecimento do alvo, das possibilidade de erro, da direção e força do vento e também boa visão para que a flecha atinja o alvo, mas com a ajuda de Deus e pela Sua Palavra poderemos encaminhar nossos filhos rumo ao alvo.

Que o Senhor abençoe meu pai a abençoe a todos os pais neste dia!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails