Primeiro Dia de Ação de Graças - 1621 |
Os americanos festejam nesta quinta-feira tradicional o Dia de Ação de
Graças, conhecido em inglês como "Thanksgiving", um dos feriados mais
importantes do calendário dos Estados Unidos, mas algumas pessoas acreditam que
o "Black Friday", o dia de descontos que acontece na sexta-feira
seguinte, assumiu proporções desmesuradas neste ano e está tirando o brilho
espiritual da festa.
Neste fim de semana de
quatro dias aproximadamente 38,2 milhões de americanos vão invadir as estradas
e 3,4 milhões os aviões, segundo números da Associação Americana de
Automobilistas.
A maioria vai encontrar a
família e 88% vão compartilhar do tradicional peru, de acordo com a Federação
Nacional do Peru. Cerca de 46 milhões de aves serão devoradas na quinta-feira,
menos uma: a de Barack Obama será poupada na véspera, seguindo a tradição dos
presidentes americanos.
O dia seguinte, batizado de
"Sexta-feira Negra", também se tornou o ponto de encontro de muitos
americanos. Ano passado eram 212 milhões, este ano serão 225 milhões de pessoas
nas lojas no dia que abre o período das compras de Natal.
No país do enorme consumo, o
Black Friday é o dia D para os comerciantes, que preveem lucrar até 22 milhões
de dólares em um único dia, segundo a SpendingPulse.
Neste ano, várias redes de
distribuição decidiram se antecipar para atrair o máximo de compradores: as
lojas vão abrir às 22H00 de quinta-feira, normalmente a hora de abertura é 4H00
da manhã. Alguns, como as redes Sears e Walmart, cometerão o sacrilégio supremo
de ficarem abertos durante o dia de Ação de Graças.
"Eles querem atrair
quotas de mercados", explica a consultora Cynthia Groves.
Esta novidade não deixou
apenas pessoas felizes. Mais de 190.000 pessoas assinaram uma petição lançada
por um empregado para protestar contra a decisão de seu empregador, a rede
Target, de abrir à meia-noite de quinta-feira. O funcionário defende que é
injusto trabalhar no dia de um feriado familiar.
"É um dia de feriado
nacional. Não é o dia nacional das compras", afirmou Bryce Allision, um
dos descontentes. "Impulsionar as pessoas para comprarem durante a noite é
uma ideia bizarra", acrescentou Scotty Brookie.
Para Anahita Cameron,
diretora de recursos humanos da Target, a iniciativa é completamente
defensável: "Nossos clientes explicaram que preferem comprar logo depois
da janta a ter que acordar no meio da noite".
Esta nova tradição americana
do século XXI provavelmente faria se revirar no túmulo os Pais Peregrinos
britânicos, que, em 1621, celebraram a primeira ação de graças junto aos índios
Wampanoags para agradecer a Deus por suas conquistas.
De Washington - Agencia France Press AFP 23/11/2011
Lí em A Crítica
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