sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

A Bíblia em todas as escolas e bibliotecas do Recife


O projeto de lei 334/2013, de autoria da vereadora Aimée Carvalho (PSB), foi elaborado em novembro de 2013 e deve ir à votação em fevereiro. O texto propõe que sejam disponibilizadas duas edições da Bíblia Sagrada, uma em português e outra em braille, para consulta em todas as Bibliotecas Públicas, Escolas Municipais Públicas e Privadas de Ensino Fundamental, Médio e Superior. Os exemplares convencionais deverão estar acessíveis até seis meses após a aprovação dos vereadores. As versões em braille terão que ser adquiridas em até um ano. 

O texto da proposta afirma que a Bíblia foi “o primeiro livro impresso do mundo, logo merece destaque entre os demais (…). Além, claro, de trazer ensinamentos importantíssimos para toda a sociedade, independentemente do credo religioso de quem a lê”. Acrescenta ainda que é o livro mais vendido no mundo, com mais seis bilhões de cópias e textos traduzidos em 2,5 mil línguas e dialetos. 

A vereadora garante que a ideia não tem fins evangelizadores. “Irá enriquecer as bibliotecas, pois os ensinamentos norteiam as atitudes humanas e até servem para a consulta de cientistas. A violência diminui e a prosperidade aumenta”, opinou, ressaltando que não propõe a obrigatoriedade da leitura. “Entendemos que o estado é laico”, acrescenta. 

O artigo 19 da Constituição veda à União, estados e municípios estabelecer cultos religiosos ou igrejas oficiais. Segundo o professor de direito constitucional da Unicap, Marcelo Labanca, o projeto não fere esse princípio. “Ele amplia o acesso à informação, um papel do Estado, mas não faz com que isso seja instrumento de pregação. Religião não pode ser um tabu para o conhecimento. O aluno pode ter acesso a diversos instrumentos religiosos para que possa escolher”.

A Comissão Arquidiocesana e Pastoral para a Educação da Arquidiocese de Olinda e Recife faz ponderações. "O estado é laico, mas não é ateu. Sabemos que 98% da população brasileira admitem ter fé, segundo o IBGE."

Com informações de Diário de Pernambuco
Leia o Projeto de Lei na íntegra AQUI

2 comentários:

Anônimo disse...

Que bom irmão,será uma bênção, mas lembre-se que já há bibliotecas que têm bíblias,mas não mais de uma versão.glória a Deus por essa vereadora, que, parece, permanece firme em Deus.

Anônimo disse...

CARO IRMÃO, VOCE QUE PARECE SER AMIGO DO IRMÃO kADSONI,O QUE HOUVE COM ELE QUE NUNCA MAIS ESCREVEU?

Related Posts with Thumbnails