quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Coral Masculino Ebenézer - 20 anos louvando ao Senhor


O Coral Masculino Ebenézer é um órgão da Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Recife, atuando na congregação de Casa Amarela (Área 31), igreja presidida pelo Pr Ailton José Alves e coordenada pelo Pr Evandro Apolinário.

O coral surgiu do ideal de alguns jovens que desejavam formar um quarteto, à exemplo do que existiu nesta igreja nos idos de 1960. O interesse foi tanto que logo um grande número de varões estava de prontidão para os ensaios e a ideia inicial evoluiu para a formação de um inusitado Coro de Homens. 

À época eram exemplos desta formação de canto coral o Coral Masculino Eluzai de Amaro Branco/Olinda (o mais antigo,  inaugurado em maio de 1969) e o Coral Masculino do Templo Central (fundado em março de 1978 e inaugurado em 22/10/1978), além de "Cantores de Jerusalém" da AD em Abreu e Lima (fundado também em 1978, exatamente por Jairo de Paula e Sebastião Pereira, que eram do quarteto de Casa Amarela e passaram a residir naquela cidade na década de 1970).

Devidamente autorizados pelo Pr Salatiel Rosa, sob consulta ao então Pastor Presidente José Leôncio da Silva, os rapazes convidaram o regente Charles Bruno para os primeiros ensaios, sendo este auxiliado pelo jovem Silvio Araujo. A proposta era ser um Coral que atendesse todo o bairro, mantendo sede nesta congregação-pólo (ainda não havia a divisão de áreas eclesiásticas).

Com os ensaios o repertório logo cresceu mas o coro ainda não cantava. A primeira apresentação aconteceu em julho de 1991, no aniversário do Conjunto Infantil de Casa Amarela e na ocasião cantamos  os hinos “Glória ao Senhor” e “Ao Salvador Vem”, ambos do Hinário Coros Sacros, regidos por Silvio Araujo.
Coral Masculino Ebenézer. No púlpito, em pé, o saudoso Pr. Salatiel Rosa dos Santos. Foto do dia da inauguração.
Após um grande período de ensaios e apresentações esporádicas, o Ebenézer foi finalmente inaugurado no 2º domingo de maio de 1992, tendo à frente o regente Charles Bruno da Silva, conduzindo cerca de 20 integrantes.

No dia da inauguração o culto foi muitíssimo abençoado e a música principal foi “Aqui chegamos pela fé”, arranjo dos Arautos do Rei. No final, algumas pessoas se decidiram ao pés de Cristo.

Após a saída do regente Charles Bruno, assumiram por breves períodos os regentes Davidson Monteiro, Sandro Egípedes e Osvaldo Araujo. Destacamos também a importante ajuda de Edmilson Pessoa (Mobby), Heron Moraes e Josenildo Braga, que eram regentes auxiliares.

Em 1993 a diretoria do coral convidou o regente Silvio Araujo - que estava afastado do coro desde 1991 por atividades na congregação do Córrego do Botijão - para programar a festividade de 2º aniversário do Ebenézer. O mesmo deu continuidade ao trabalho, sendo oficializado regente titular pelo Pr. Salatiel Rosa (in memorian) em maio 1994, assim permanecendo até esta data pela graça do Senhor.

O Coral Masculino Ebenézer se apresenta regularmente em cultos semanais conforme escala, cultos de Santa Ceia e nos últimos domingos de cada mês, atendendo programações dos outros departamentos desta igreja e missões designadas pelo Ministério da Igreja.

Durante muitos anos realizamos o projeto “Ebenézer nas Igrejas”, cujo objetivo era visitar Escolas Dominicais, visitando dezenas de EBDs no Recife. Também cantamos em Presídios, emissoras de rádio e praças públicas, levando a mensagem da salvação através da música sacra.

Os dias passam, as gerações se sucedem, mas como disse o salmista dizemos nós nesta data: Louvarei ao Senhor em todo o tempo, o seu louvor estará continuamente em minha boca.

Comissão da Festa

4 comentários:

Blog do Francisco Evangelista disse...

Paz do Senhor,

Tomei a ousadia de copia esta matéria em meu blog www.franciscoevangelista.com

Um abraço de Petrolina,

No amor de Cristo

Silvio Araujo disse...

Prezado Francisco, a paz do Senhor.
Sinta-se à vontade. Na verdade, é uma honra vê-lo a visitar este pequeno espaço.
Sou seguidor e leitor diário do seu magnífico blog.
Deus o abençoe e grato pela divulgação da programação! Conto com suas orações e envio abraços e saudações a todos os irmãos de Petrolina.

Blog do Francisco Evangelista disse...

Me deixa honrado e feliz pelas palavras e também por saber és seguidor e leitor diário de nosso trabalho. Ore tb por nós. Um carinhoso abraço

Blog do Francisco Evangelista disse...

Alteração feita, Um abraço

Related Posts with Thumbnails