quinta-feira, 5 de maio de 2011

A invasão das águas



Recife nublado

Chegou repentinamente, invadindo o espaço. Tomou conta do azul puríssimo que víamos ha alguns dias na imensidão. Muito calor fazia aumentar o comentário de que viria um aguaceiro, mas foi tão rápida a instalação das nuvens que duvidávamos. Talvez fosse apenas uma dessas tempestades de verão, forte mas passageira.


O exército de nimbos e cúmulos se agigantava entre o ribombar de trovões e o lampejo de relâmpagos. Parecia uma invasão militar. O dia todo, ou mais precisamente, a partir da tarde do dia 03/04, esses tanques foram se juntando e tomaram a visão, porém, nada de chuva. Era só a preparação.

Chuva chegando a Caruaru

No dia seguinte, muita água e de uma só vez. Os relâmpagos e trovões enterravam definitivamente a esperança de sol tão breve. O Recife se rendeu ao aguaceiro e assim ficou prostrado por 31 dias, sob tiroteio incessante de grosso clibre de águas, muita água. Alguns dias forma sem trégua: manhã, tarde, noite, madrugada, manhã, tarde, noite...

Fotos DP

O dilúvio de abril foi de mais de 100% superior á média histórica. Foram impressionantes 650mm de chuvas somente neste mês, o maior volume desde 1978 e o mês de maio segue no mesmo ritimo: somente nos cinco primeiros dias de maio já choveu mais que o equivalente esperado para todo mês, mais de 340 mm.

Finalmente, depois de muito estrago, uma pausa. Seria para recarregar? Alguns especialistas da Apac e Lamepe dizem que sim. O pior parece ainda não ter se passado.

Fotos DP

Se assim for, Recife que já é conhecida como a Veneza Brasileira por sua quantidade de rios, canais e pontes (só na região central são 39 pontes e 50 canais), juntando-se ao fato de em alguns locais estar a 3m (três metros) abaixo do nível do mar, só será visitada de navio ou jangada.

Rogamos as orações de todos não só pelos recifenses, muitos deles habitantes de morros com suas barreiras e também ribeinhos, como pelos interioranos, especialmente os da região sul do Estado (Palmares, Água Preta, Rio Formoso etc). São 45 cidades inundadas. Muitos de nossos irmãos em Cristo estão sofrendo e isto apenas 10 meses depois da castatrofe que se abateu sobre a zona da mata sul.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails