Por Silvio Araujo
Diariamente somos expostos às astutas ciladas do maligno. Não há um só momento em que satã não planeje algo contra o crente. Não ignore isto (II Coríntios 2.11).
Cilada é um estratagema, uma tática, um modo bem planejado de nos fazer errar, cair, perecer. Como se não bastasse essa definição, ela é antecedidada do adejtivo "astutas". Pois é. O inimigo é audacioso e nem sempre aparece com estrondo. Por vezes investe sutilmente contra os filhos de Deus.
Perceba que o nosso inimigo espiritual é um ser inteligentíssimo, dotado de sabedoria e com grande poder de persuasão, ilusão e domínio. É um imperador tirano que comanda legiões de demônios. Ele estuda atentamente a vida do crente, sabendo seus pontos mais sensíveis e as fraquezas por onde possa atuar. Procura um deslize para acusá-lo diante de Deus (Ap 12.10). É de seu feitio, conforme seu próprio nome o diz (Satanás ou Satã do hebraico שָטָן, adversário/acusador; do do rego koiné Σατανάς, Satanás; do aramaico צטנא, e em árabe شيطان); Então não é de admirar que contra o fiel e temente, ele planeje até por anos a fio, um meio de derrubá-lo. E não adianta essa de "super-crente", poderoso, "amarrador de demônios". Satanás não respeita títulos. De pastor a congregado, todos precisam estar vigilantes contra as investidas do mal.
Mas estas palavras não são para lhe atemorizar. Deus tem um escape para você (I Coríntios 10.13)! Ele já providenciou o seu livramento. Ele já lhe disse como vencer! Resista firme usando o escudo da fé mas não brinque com o mal nem dê lugar ao diabo.
Se você tem sido alvo de constantes atentados, lembre-se do que diz o Salmo 46.9: "Ele (o Senhor) faz cessar as guerras até os confins da terra; quebra o arco e corta a lança; queima os carros no fogo." O Senhor que tem guardado a sua vida tem o poder de livrá-lo (Mt 6.13) de ataques de perto (lanças) e de longe (arco) e de lhe dar a vitória sobre os grandes e repentinos assaltos do diabo (carruagens). Submeta-se ao Seu domínio e abrigue-se Nele (Salmo 141.8. ARA)
Eis algumas das recomendações bíblicas para escapar ileso das astutas ciladas:
1 - Constante vigilância, atenção -I Pedro 5.8
2 - Oração - Mateus 26.41
3 - Não dar lugar, ocasião para o Inimigo - Efésios 4.27
4 - Sujeitar-se a Deus e resistir firmemente ao Diabo - Tiago 4.7
5 - Estar revestido da armadura de Deus, especialmente o escudo da fé - Efésios 6.16
6 - Guardar, esconder, interiorizar a Palavra de Deus - Salmo 119.11
Lembre-se: nossa luta é diária e constante e não contra o que vemos, mas contra as potestades espirituais da maldade. Em situação de perigo, busque imediatamente o socorro vindo de Cristo, pois como nos garante a Palavra de Deus "...naquilo que ele mesmo (Jesus), sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados" Hebreus 2.18
Que o Senhor nos abençoe!
(silvio-araujo.blogspot.com)
2 comentários:
Silvio,
Não podemos ignorar os ardis do inimigo, porque são muitos. É revestir da armadura conforme Efésios 6.
Abraço.
Amém, Pr Juber! Obrigado pela visita!
Postar um comentário