terça-feira, 5 de maio de 2009

Hora do check up

Porque os males cardíacos são a principal causa de morte em muitas sociedades, lemos e ouvimos falar muito sobre a melhor forma de cuidar de nosso coração. Exercícios, dieta balanceada, evitar excessos de cafeína e álcool, não fumar, manter o peso certo, fazer exames regularmente para se certificar que a pressão sanguínea e outros indicadores fisiológicos estejam sob controle.

Problemas no coração podem ser particularmente críticos para homens de negócios e profissionais movidos pelo desejo de alcançar sucesso – pessoas que se comprometem a fazer o que for preciso para atingir seus objetivos – mesmo que isso signifique exigir demais de seus corpos e mentes. Alguns se orgulham de ser viciados em trabalho e preferem se associar a quem pensa e age da mesma forma.

Mas há um outro tipo de “problema do coração” que aflige a muitos de nós. Neste caso, entretanto, “coração” se refere aos nossos objetivos habilmente dissimulados, à motivação real por trás do nosso modo de viver, como agimos em relação aos outros, até mesmo o que dizemos. A maioria de nós aprecia estar perto de pessoas cujos corações estão “corretos”. Elas exibem um caráter aprovado e têm compromisso com integridade. São indivíduos genuínos, que não ocultam intenções escusas.

Contudo, a competição feroz e o ritmo louco da tecnologia no campo profissional, parece ter transformado essas pessoas em espécie em extinção. É a pergunta de Provérbios 20.6: “Um homem fiel, quem poderá achar?”

Como está seu coração? Será você um camaleão – que muda para se adequar ao meio ambiente, ajustando rapidamente seu comportamento e discurso segundo as conveniências para atingir seu objetivo? Se sua motivação está focada em determinado resultado final, como o fechamento de um negócio, ou a obtenção de uma promoção, mais do que nos interesses das pessoas para quem e com quem trabalha, será fácil contrair um “problema do coração”.

Somente nos apegando a valores em que acreditamos, deixando-os moldar nosso comportamento – e não o contrário – poderemos manter corações saudáveis, tanto no trabalho quanto no lar.

Vejamos o que diz o livro de Provérbios sobre coração:

1 - A condição de nosso coração indica quem realmente somos. Você já se examinou cuidadosamente num espelho e descobriu uma mancha que não sabia ter? Não se pode culpar o espelho pela mancha – ele apenas revelou a verdade. O coração funciona da mesma maneira, revelando o mais profundo de nosso interior. “Assim como a água reflete o rosto, o coração reflete quem somos nós” (Provérbios 27.19).

2 - Um coração saudável atrai boa companhia. Podemos construir relacionamentos
fortes, mutuamente benéficos, quando as pessoas sabem que podem confiar e contar conosco, não importam as circunstâncias. “Quem ama a sinceridade de coração e se expressa com elegância será amigo do rei” (Provérbios 22.11).

3 - Um coração enfermo e enganoso acabará sendo descoberto. Podemos enganar as pessoas por um certo tempo, mas inevitavelmente nossa duplicidade será revelada. “Quem odeia disfarça as suas intenções com os lábios, mas no coração abriga a falsidade. Embora a sua conversa seja mansa, não acredite nele, pois o seu coração está cheio de maldade. Ele pode fingir e esconder o seu ódio, mas a sua maldade será exposta em público” (Provérbios 26.24-26).

4 - A melhor maneira de garantir bom coração é estar perto do Criador. Se eu quiser que meu carro continue funcionando perfeitamente, preciso seguir as orientações do manual do proprietário e levá-lo à oficina para as revisões determinadas. Na busca por um bom coração, profissional e pessoalmente, devemos nos empenhar em fazer o mesmo. “Como é feliz o homem constante no temor do Senhor! Mas quem endurece o coração cairá na desgraça” (Provérbios 28.14).

Robert J. Tamasy, vice-presidente de comunicações da Leaders Legacy, corporação beneficente com base em Atlanta. Georgia, USA. Veterano, com mais de 30 anos de trabalho no jornalismo profissional, é co-autor e editor de nove livros. Recentemente colaborou com David A. Stoddard em "The Heart of Mentoring: 10 Proven Principles for Developing People to Their Fullest Potential" (A Essência de Mentorear: 10 Princípios Provados Para o Desenvolvimento Pessoal em Todo o Seu Potencial".
Tradução de Mércia Padovani.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails