quarta-feira, 6 de maio de 2009

As astutas ciladas do inimigo

"Tomai pois toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo" Efésios 6.11

Por Silvio Araujo

Diariamente somos expostos às astutas ciladas do maligno. Não há um só momento em que satã não planeje algo contra o crente. Não ignore isto (II Coríntios 2.11).

Cilada é um estratagema, uma tática, um modo bem planejado de nos fazer errar, cair, perecer. Como se não bastasse essa definição, ela é antecedidada do adejtivo "astutas". Pois é. O inimigo é audacioso e nem sempre aparece com estrondo. Por vezes investe sutilmente contra os filhos de Deus.

Perceba que o nosso inimigo espiritual é um ser inteligentíssimo, dotado de sabedoria e com grande poder de persuasão, ilusão e domínio. É um imperador tirano que comanda legiões de demônios. Ele estuda atentamente a vida do crente, sabendo seus pontos mais sensíveis e as fraquezas por onde possa atuar. Procura um deslize para acusá-lo diante de Deus (Ap 12.10). É de seu feitio, conforme seu próprio nome o diz (Satanás ou Satã do hebraico שָטָן, adversário/acusador; do do rego koiné Σατανάς, Satanás; do aramaico צטנא, e em árabe شيطان); Então não é de admirar que contra o fiel e temente, ele planeje até por anos a fio, um meio de derrubá-lo. E não adianta essa de "super-crente", poderoso, "amarrador de demônios". Satanás não respeita títulos. De pastor a congregado, todos precisam estar vigilantes contra as investidas do mal.

Mas estas palavras não são para lhe atemorizar. Deus tem um escape para você (I Coríntios 10.13)! Ele já providenciou o seu livramento. Ele já lhe disse como vencer! Resista firme usando o escudo da fé mas não brinque com o mal nem dê lugar ao diabo.

Se você tem sido alvo de constantes atentados, lembre-se do que diz o Salmo 46.9: "Ele (o Senhor) faz cessar as guerras até os confins da terra; quebra o arco e corta a lança; queima os carros no fogo." O Senhor que tem guardado a sua vida tem o poder de livrá-lo (Mt 6.13) de ataques de perto (lanças) e de longe (arco) e de lhe dar a vitória sobre os grandes e repentinos assaltos do diabo (carruagens). Submeta-se ao Seu domínio e abrigue-se Nele (Salmo 141.8. ARA)

Eis algumas das recomendações bíblicas para escapar ileso das astutas ciladas:

1 - Constante vigilância, atenção -I Pedro 5.8
2 - Oração - Mateus 26.41
3 - Não dar lugar, ocasião para o Inimigo - Efésios 4.27
4 - Sujeitar-se a Deus e resistir firmemente ao Diabo - Tiago 4.7
5 - Estar revestido da armadura de Deus, especialmente o escudo da fé - Efésios 6.16
6 - Guardar, esconder, interiorizar a Palavra de Deus - Salmo 119.11

Lembre-se: nossa luta é diária e constante e não contra o que vemos, mas contra as potestades espirituais da maldade. Em situação de perigo, busque imediatamente o socorro vindo de Cristo, pois como nos garante a Palavra de Deus "...naquilo que ele mesmo (Jesus), sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados" Hebreus 2.18
Que o Senhor nos abençoe!

(silvio-araujo.blogspot.com)

2 comentários:

juberd2008 disse...

Silvio,

Não podemos ignorar os ardis do inimigo, porque são muitos. É revestir da armadura conforme Efésios 6.

Abraço.

Silvio Araujo disse...

Amém, Pr Juber! Obrigado pela visita!

Related Posts with Thumbnails