segunda-feira, 20 de julho de 2009

Há 40 anos o homem pisava na lua


Hoje o mundo comemora 40 anos de um fato histórico muito controverso: a chegada do homem à lua.

Se para muitos esse foi uma grande conquista da qual derivam avanços incontestáveis para a ciência e principalmente a tecnologia, para outros tudo não passou de uma fraude político-ideológica montada com tudo o que havia de melhor da indústria cinematográfica e lançada "ao vivo" pelo mundo inteiro.

Há longos documentários e sites dedicados à defesa dessas duas lihnas: a do fato histórico e da farsa mas imaginem que ainda hoje há pessoas que acham que a lua é habitada por São Jorge!

Questionamentos à parte, o fato é que a ciência avançou rapidamente no último século, acelerando conquistas antes restritas ao imaginários de loucos.

Esse avanço faz parte do cumprimento das profecias bíblicas, inerrantes, que apontam para o fim dos tempos (Dn 12.4). Ademais, a possibilidade da conquista do espaço já era descrita na profecia de Obadias 1.4, inda que a soberba e a presunção do homem por suas realizações sejam punidas pelo Senhor.

Eu não duvido do fato histórico. Ele pode sugerir elementos conspiratórios tanto quanto a morte de Kennedy por exemplo, mas não é impossível de ser provado ou realizado mesmo para os padrões daquela época.

Fica o convite para votar na enquete ao lado. Gostaria de saber sua opinião!

VEJA - Em 21 de dezembro de 1968, Frank Borman, Jim Lovell e Bill Anders foram os protagonistas de um show inusitado. A missão Apollo 8 durou sete dias e seis noites e foi a primeira a levar o homem à órbita da Lua. Os Estados Unidos davam um passo à frente da União Soviética. Os tripulantes, porém, não conseguiram pousar na Lua. A nave apresentou defeitos graves, enfrentou um choque com um meteorito e uma tempestade solar. Mesmo assim, a operação foi considerada um sucesso: os três conseguiram retornar aos Estados Unidos e o sentimento geral era de que o homem estava pronto para receber o futuro.

Diretores da Nasa anunciaram para o ano de 1969 mais cinco missões Apollo. A de número 9 foi um importante teste de equipamentos e a missão 10 avançou um pouco, mas também não chegou a atingir o solo lunar. No dia 20 de julho de 1969, no entanto, Neil Armstrong, da Apollo 11, tornou-se o primeiro homem a pisar na Lua. A novidade foi comunicada pela TV e pelo rádio a cerca de 1,2 bilhão de pessoas. VEJA anunciou a façanha com o seguinte título: "Chegaram". A tripulação contou com mais dois homens: Buzz Aldrin e Michael Collins. Armstrong proferiu uma das mais famosas frases da história: "Este é um pequeno passo para um homem, mas um salto gigantesco para a humanidade".

A bandeira dos Estados Unidos foi hasteada e a ela Armstrong e Aldrin prestaram continência. Em solo lunar foi deixada uma placa com a mensagem: "Aqui os homens do planeta Terra pisaram pela primeira vez na Lua. Julho de 1969. Viemos em paz, em nome de toda a humanidade". Na bagagem, os astronautas trouxeram 37 quilos de pedras, que foram analisadas em laboratórios. A idéia era descobrir por meio dessas rochas os segredos do sistema solar e de todo o mundo.

Quatro dias depois dos primeiros passos na Lua, os três voltaram a Terra e ficaram isolados durantes muitos dias. A hipótese de que poderiam sofrer algum tipo de contaminação foi logo descartada. De acordo com os astronautas mais importantes do mundo, a chegada do homem até a Lua representava a nova era da vida na Terra. Os soviéticos saudaram os americanos, mas não se livraram do amargo gosto da derrota.

A missão Apollo 12 esteve na Lua em novembro de 1969 e foi responsável por investigar crateras. Os tripulantes voltaram a Terra com muitas fotografias e material coletado no solo da Lua. No início de 1970 foi a vez da aventura por meio da Apollo 13. A missão foi conturbada em função de vários problemas com a nave durante a viagem de ida. Os astronautas James Lovell, Fred Haise e John Swigert reagiram ao inusitado de forma serena, não demonstraram medo, tomaram as providências emergenciais com precisão e conseguiram voltar com vida.

Alguns anos após a primeira viagem até a Lua, imaginava-se que a colonização de outros planetas viria logo em seguida. O Projeto Apollo durou duas décadas e foram investidos mais de 40 bilhões de dólares por parte dos Estados Unidos. O valor da conquista simbólica é inegável e lucrou-se muito com a aplicação da tecnologia espacial em outros setores industriais. Em ganhos práticos ainda falta muito. A meta da Nasa é que o homem volte a pisar na Lua por volta de 2015.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails