terça-feira, 26 de junho de 2012

Vai uma Coca-Cola bem gelada?

Conheci um grande maestro, lendário e folclórico. Diziam os mais achegados que, após cada ensaio do seu grupo, sempre tomava coca-cola com seus auxiliares para discutir assuntos musicais. Enquanto sorvia a bebida, dizia: "Deus abençoe quem inventou a Coca-Cola."

De fato, a coca-cola tinha uma grande representação no passado, especialmente durante o auge da guerra fria, como símbolo de modernidade e do economicamente invejável lifestyle americano dos 50's.

É desse período uma piada que somente quem estudou ou entendeu o que foi a guerra fria irá apreciar:

Os russos (vermelhos) se gabavam de serem os primeiros a explorar o espaço e como prova da conquista comunista, pintaram a lua de vermelho. Anos depois vieram os americanos e vendo aquilo, aproveitaram o círculo vermelho e escreveram: "Beba Coca-Cola" (logotipo da época) como prova da superioridade norte-americana.

Ainda hoje, a influência da coca-cola é tão grande e se confunde tanto com a própria imagem dos EUA, que alguns países que resolveram se contrapor a Washington, romperam relações diplomáticas com os Estados Unidos e de imediato proibiram a venda e o consumo de Coca-Cola. Foi o caso de Cuba e até hoje, do Irã.

Ideologias à parte, a coca-cola tem sido alvo de polêmicas cada vez mais frequentes, especialmente por ocultar supostos componentes maléficos em sua fórmula. Supõem-se até que ainda haja cocaína na composição do refrigerante!. Incrível noticiar, mas nos EUA, berço desta poderosa empresa, é proibido vender coca zero!!

A China questionou recentemente a contaminação por cloro, da coca-cola fabricada em certa região do país e hoje, a imprensa noticia que a Inglaterra, seguindo atitude já tomada pelos EUA e outros países do chamado primeiro mundo, exigem redução de componentes do corante caramelo, usado na fórmula, que segundo pesquisas é cancerígeno. Leia mais AQUIApesar disso, o Brasil está entre os maiores consumidores da bebida no mundo. E aqui os percentuais desses componentes químicos em cada litro são altíssimos.


Mais polêmica há nas inúmeras "ligações perigosas" que encontram nas propagandas da marca. Há quem atribua a bebida ao Diabo, com pacto e tudo. E a onda das mensagens subliminares? Bem, é verdade que as propagandas aprovadas pela marca são, por vezes, apelativas...

Enquanto não há maiores e definitivos estudos estudos quanto aos efeitos da coca-cola, ela segue suprema na preferência do brasileiro.

E você, o que acha da coca-cola?

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails