segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Razões para formar e manter Coros Jovens nas Igrejas


1. Um Coro de Jovens louva ao Senhor e serve à Igreja.

2. O Coro de Jovens prepara futuros cantores para os coros de adultos.

3. O Coro de Jovens é a referência, o lugar onde a se encontrará a juventude da igreja nos cultos e não dispersos ou ao redor do templo. O Coro de Jovens reúne os jovens, é claro.

4. O Coro de Jovens crentes também é um lugar onde Deus se revela, instrui, modifica, fortalece, restaura, prepara, santifica, promete, cumpre e usa no seu Trabalho.

5. O Coro de Jovens é uma ferramenta para alcançar vidas para Cristo.

6. Um Coro de Jovens bem conduzido e orientado não segue os modismos da música gospel e nem executa músicas heréticas. Preserva a tradição e a sã doutrina.

7. O Coro de Jovens desenvolve a comunicação e expressão dos seus integrantes, boa ferramenta para líderes e pregadores.

8. O Coro de Jovens reúne jovens com cargos e ocupações em áreas não-musicais como Escolas Dominicais e outros Departamentos, sendo um celeiro à disposição dos seus pastores.

9. Um Coro de Jovens preenche a lacuna que existe em algumas igrejas, em termos de grupos de louvor, entre a fase infanto-juvenil e os adultos.

10. O Coro de Jovens fomenta lideranças.

11. O Coro de Jovens pode ser a ponte de aproximação entre não-crentes e a Igreja, especialmente os familiares e amigos dos componentes que sempre vão ouvi-los cantar nos cultos.

12. O Coro de Jovens propicia condições para o desenvolvimento espiritual dos jovens, pois nos ensaios há tempo destinado à Palavra de Deus e à oração além da música sacra. Em algumas igrejas há também o dia da reunião de oração e jejum do coro jovem, promoção de vigília etc.

13. O Coro de Jovens é o mais participativo nas programações mensais da maioria das igrejas, pois existem muito mais cultos relacionados com os jovens, por exemplo, Projetos de Férias, Missões, Estudo Bíblicos para Jovens, Pré-Congressos e Congressos, Seminário de Evangelismo, Oração de Mocidade etc.

14. A experiência no Coro de Jovens molda o caráter e modela a personalidade. Cantamos a Palavra, o Evangelho que transforma e proclamamos nossa fé através da música.

15. O Coro de Jovens sociabiliza.

16. Um Coro de Jovens marca indelevelmente uma fase da vida de seus integrantes e os encaminha a seguir e servir a Cristo. Mesmo que se afastem do Caminho, se lembrarão com muita saudade dos festivos dias de Coro Jovem na Casa do Pai.

17. Um Coro de Jovens oficializado, reconhecido e apoiado faz com que seus componentes se sintam úteis, participantes e envolvidos com os trabalhos e propósitos da Igreja.

18. O Coro de Jovens estimula bons costumes, higiene e saúde.

19. Um Coro Jovem ocupa o espaço ocioso dos jovens com atividade espiritual, cultural e didática, mantendo-os longe de outros atrativos mundanos nos horários de ensaio e apresentações.

20. No Coro Jovem se aprende a disciplina, além da própria disciplina musical, quanto a horário, hierarquia, comportamento, etc

21. No Coro Jovem (como em qualquer coral) se estimula a cooperação, a união, o conjunto.

22. Um Coro Jovem atrai outros jovens.

23. Um Coro Jovem bem ensaiado pode representar a Igreja, um dos cartões de visita da Congregação.

24. Um Coro Jovem reúne mais condições de apresentar programas especiais, seletivos como, por exemplo, Natal, Páscoa, Missões e Evangelismo.

25. Um Coro de Jovens não requer gastos adicionais.

26. O Coro de Jovens prepara regentes, estimula a musicalização e a sucessão de dirigentes.

27. Um Coro de Jovens pode (e deve) ser um grande aliado do pastor ou responsável pela congregação para eventos dentro e fora do templo!

28. Um Coro de Jovens atrai e fixa na congregação novos membros vindos de outras áreas/bairros onde há trabalho idêntico.

29. Um Coro de Jovens é o alvo natural dos adolescentes quando deixarem seus coros graduados. O Coro de Jovens é o grupo de transição dos adolescentes para os coros de adultos ou outros grupos musicais.

30. O Coro de Jovens é versátil no repertório e na forma de proclamar a Palavra.

31. O Coro de Jovens é um órgão que pode fazer os jovens mais freqüentes aos cultos; Uma escala bem pensada, sem o prejuízo da escola/faculdade/trabalho, aliado ao compromisso e vontade de cantar, os trará mais vezes aos cultos de oração e de doutrina e demais eventos.

32. Um Coro de Jovens revela talentos.

33. Um Coro de Jovens proporciona uma experiência musical ímpar para quem canta e para quem ouve, por conta da vitalidade e flexibilidade vocal só encontrada na faixa etária de seus integrantes, glorificando e oferecendo ao Senhor Jesus o melhor de suas vidas nesta fase.

34. Um bom Coro de Jovens evita que estes procurem ocupação musical nos grupos profissionais não-cristãos fora de suas Igrejas.

35. Um Coro de Jovens reúne o vigor da membresia; Estão sempre prontos para convocações onde se exige força. Que outro órgão musical é mais requisitado para transportar bancos e cadeiras, instalar o som ou ajudar na lavagem, limpeza ou reparo do templo e eventos de ação social além de recepção e organização?

36. Um Coro de Jovens é um lugar ideal para os filhos de nossos congregados. Verem seus filhos cantando no Coro de Jovens é o prazer e alegria dos pais. Será mais fácil para o Ministério e para a Igreja acompanhar o desenvolvimento cristão de um jovem no coro jovem do que se ele estivesse disperso entre a multidão ou ao redor do templo.

37. Um Coro de Jovens representa, por vezes, a única ocupação de um jovem na igreja. Por conta de estudos e trabalho em horários que os impedem de estar noutras ocupações, o Coro Jovem oferece uma oportunidade ímpar de servir.

38. Um Coro de Jovens é um lugar de refúgio para jovens com problemas nos lares e oprimidos pelas dificuldades cotidianas e crises inerentes à essa fase da vida.

39. Um Coro de Jovens é um lugar de salutar relacionamento, mútua compreensão e ajuda.

40. Criar e manter o Coro de Jovens é também uma demonstração do cuidado que nossos pastores têm com os jovens, pois o mundo está cheio de atrativos perniciosos.

Enquanto se diz que os jovens são a igreja de amanhã, o Coro de Jovens é a igreja hoje em plena formação e atividade.

2 comentários:

A-BD disse...

Silvio,

a paz!

Gostei da postagem. Estou enquadrado nessa temática. Eu participo do Coro Jovem do Templo Central e vejo que esse trabalho serve bastante para unir a mocidade da Igreja para louvar ao Senhor e ser uma coesão entre os jovens da Casa de Deus.

Que Deus desperte mais e mais jovens para participar dos coros nas suas congregações; e os líderes, para investir nesse tipo de trabalho. É uma bênção, comprovo.

Em Cristo
TK

Silvio Araujo disse...

Tharsis, obrigado por sua importante opinião e testemunho.
Uno minha oração à sua para que Deus desperte mais jovens para ingressar nesses coros e que mais líderes invistam nesse projeto, pois como comprovamos, é uma benção em nossas vidas.

Related Posts with Thumbnails