quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Testemunhos para nossa edificação - 70 anos

Continuando a série sobre os 70 anos do Coral da Assembléia de Deus em Casa Amarela, Recife/PE, postei estes testemunhos:

Em dezembro de 1942 o jovem Rodolfo de Oliveira passava pela calçada ao lado da Congregação e ouvindo o côro cantar a música "O Clamor Divinal" do hinário "Coros Sacros", contornou o muro e adentrou ao belo templo inaugurado um ano antes.

O coro continuava a cantar:

"Ressôa o clamor divinal no vale da perdição
E brilha o fulgor do Senhor no mundo de escuridão.
Vê os montes que irão se arruinar
E a morte seus túmulos abrir
Ó homem que és vil pecador em Cristo tens teu porvir"
A harmonia e a forma com que era executado, fizeram penetrar naquele coração as palavras daquele hino. E ele mesmo diz ainda hoje que "aquilo ficou martelando em sua mente".

Não resistiu e entregou sua vida a Jesus. Hoje é pastor (jubilado) de nossa igreja e diretor de honra da ESTEADEB (Escola de Teologia da AD em PE), cargo que ocupou ativamente por muitos anos.

Ele ingressou no coral, onde conheceu a jovem que seria sua esposa e futura dirigente de Círculo de Oração. O maestro era João Vieira de Araujo. Juntos, cantaram no coral até 1954;

Outro exemplo é daquele jovem de 17 anos, magérrimo, doente dos rins e dos pulmões, que saiu de casa com uma faca na cintura para encontrar um desafeto e passando pela calçada ao lado do templo em 18/12/1955, um domingo à tarde, ouviu o som do coral que cantava:

"Não se turbe o vosso coração,
Crede em Deus, crede também em Mim
Na Casa de meu Pai há moradas, na Casa de meu Pai
Se não fosse assim eu vo-lo teria dito:
Vou preparar-vos lugar!"
Não se turbe o vosso coração! Essa era a mensagem que ele precisava. Contornou o muro e se pôs na janela do lado direito, observando coral naquela Escola Bíblica Animada, como é chamado o aniversário da EBD.

Ao final do culto, no apelo, entregou sua vida a Jesus e nós o conhecemos como o presbítero Manoel de Lima, operoso servo do Senhor. Pelas suas mãos o Senhor curou a muitos. Ingressou no coral e dedicou-se à Obra. Foi pioneiro na implantação de cultos nas praças, dentre elas a do Largo Dom Luiz e a do Horto de Dois Imãos (zoológico da nossa Cidade);

"Não se turbe" ou "Vou preparar lugar" é uma música do maestro potiguar Nestor dos Santos e foi trazida para Recife pela maestrina Odília Rodrigues, que vindo de Campina Grande, ingressou no Coral em meados de 1950.

Sendo musicista, ajudou o irmão Euclides Ferreria a ensaiar este hino em sete ensaios e no dia da estréia, 20 (vinte) almas se converteram aos pés de Cristo. O Coral de Casa Amarela foi o primeiro coro de Recife a cantar esta música que se tornou grande favorita de muitos coros e foi executada pelo Grande Coral dos 90 anos da AD em PE à pedido do Pr Ailton Alves, pastor presidente de nossa Igreja.

A irmã Odília Rodrigues regeu vários coros e hoje trabalha com os coros das congregações em Alto do Eucalipto e Visgueiro;

Manoel de Lima faleceu no primeiro semestre deste ano, não alcançando a realização da festividade, que pela primeira vez em 70 anos não foi realizada em 24 de junho, mas seu exemplo e testemunho estão bem vivos em nossa mente.

Outro exemplo de como o Senhor utilizou o coral para alcançar vidas é a história do amado presbítero José Severino. Ele era aficcionado por cinema e no bairro de Casa Amarela havia o famoso Cine Albatroz, hoje transformado em IURD, frequentado religiosamente por aquele jovem.

Um dia (19/01/1967), à caminho do cinema, na abençoada calçada ao lado do templo, ouviu o coral cantar "O Nome do Salvador".

"Um nome que me faz amar, cantar em seu louvor,
Um som mavioso ouvi soar, é o nome do Salvador.
Um nome que inspira amor, um nome que inspira amor
Um nome que inspira maor, é o nome do Salvador"
O som do Coral o atraiu e curioso para ver que grupo estava cantando aquela maravilhosa mensagem, ele entrou no templo e de lá saiu como nova criatura. Também ingressou no Coral e hoje é presbítero de nossa igreja.


Outro caso bem interessante foi o do senhor que me vendeu os paletós para o fardamento do Coral Masculino Ebénezer e para os homens do Coral de Casa Amarela quando do 60º aniverário, Sr. Berillo;

Espírita há mais de 15 anos, sempre ouvia o Evangelho pois os donos da loja eram crentes (até pastores) mas recebeu nosso convite e foi assistir ao culto de encerramento. Na ocasião, o Coro Masculino cantou um arranjo de "Escuta, batem!" e "O Salvador batendo está". O Pr Salatiel Rosa pregou a Palavra e antes do convite final, deu oportunidade ao Coral de Casa Amarela, que então cantou "Deus, grande foi o teu amor". No trecho final há uma frase que diz "Pecador te prepara pra Jesus encontrar". Ao final do hino ele levantou-se chorando e com as duas mãos erguidas, entegou-se a Cristo!

Cinco anos depois o encontrei. Havia sido batizado em águas e o Senhor o batizara com Espírito Santo e ele já havia ganho sua filha para Cristo. A última notícia que tive dele, do início deste ano, é de que continua servindo fielmente ao Senhor.

Glórias a Jesus!

Ainda hoje acontecem casos semelhantes. Me recordo que em todas as terças-feiras de janeiro de 2007 (dia de ensaio do coral), eu precisei parar o ensaio para orar por pessoas que iam passando e, ouvindo o ensaio, tiveram seu coração iluminado pelo Espírito Santo e entregaram suas vidas a Jesus.

Há muitos outros testemunhos de salvação, cura e batismo com Espírito Santo, mas estes aqui foram escritos para a nossa edificação e para que ao lerem glorifiquem o Senhor que opera conforme sua soberana vontade e sua multiforme graça!

8 comentários:

Bruno Oliveira da Silva disse...

Paz do Senhor irmão Silvio, que lindos testemunhos registrados! Hinos com mensagens que penetram como fogo, no mais duro coração pecador. Parabéns ao Coral de Casa Amarela, pela 70ª primavera louvando ao Senhor.

Em Cristo,

B.O.S
http://pecadofobia.blogspot.com/

Anônimo disse...

Ahh, não há como não se emocionar com esse texto, como nosso Deus é tremendo.
Meu amado irmao, que vc sempre seja um vaso nas maos de Deus, estarei orando por sua vida.
Grande é o que Deus tem contigo.

Silvio Araujo disse...

Amado Bruno, agadecemos por suas saudações e pedimos continuidade de suas orações por todos nós.
Realmente a verdadeira música que agrada e serve a Deus traz em seu bojo a Palavra e esta tem poder de penetrar e transformar qualquer coração!
Esses são alguns testemunhos e sei que em outros grupos também acontece o mesmo!

Silvio Araujo disse...

Irmã Rúbia, sou necessitado de suas orações! Deus o sabe!
Esses testemunhos são um pouco do que Deus tem feito e nós louvamos a Ele por seu agir poderoso e tremendo.
Que o Senhor te abençoe e recompense em Nome de Jesus!

Anônimo disse...

Paz do Senhor, Maestro, gostaria de saber da disponibilidade do Coro de Casa Amarela ou o Coral Masculino, para um convite ao Curado II no dia 14/12 às 19h, é um culto alusivo as comemoraçoes do Dia da Biblia.
Nos disponibilizamos para contribuir com o transporte.

Moisés Lourenço Gomes disse...

Boa Noite

Goastaria de saber se você se tem um cd, video no youtube, mp3 do hino "Não se turbe"

Obrigado
Moises
moisespastorius@yahoo.com.br

Anônimo disse...

ola irmao silvio
poderia pesquisar
sobre o regente da primeira banda de musica
de casa amarela recife.
fiquei sabendo que foi um saudoso
professor meu chamado
manoel bernardino da silva.
confere?

Anônimo disse...

Oi irmão, se tiver a cópia completa do HINO CLAMOR DIVINAL, pode passar pra mim. lenir26@hotmail.com. Obrigada.

Related Posts with Thumbnails