quinta-feira, 13 de março de 2014

O canto coral no culto

Coral Filadélfia  - AD Recife


Presbítero Jacó Rodrigues Santiago*

O canto coral, se a igreja admite sua execução (desde a Reforma Protestante no século XVI, há igrejas que o restringem ou proíbem), deve ser considerado parte integrante do culto divino.

No Brasil, há uma tendência entre as igrejas evangélicas, que adotam ou não uma liturgia, sejam consideradas ou não conservadoras, para minimizar a participação do coro, ou porque o culto é transformado numa festa comunitária, dando ensejo a maior atuação da congregação, ou porque a igreja não conta com recursos materiais e humanos para manter a atividade coral. Nas igrejas neo-pentecostais principalmente, não se vê música coral. É só os chamados “corinhos”, ritmados pelas palmas. E fica só nisso!

Nos últimos 30 anos, muitas igrejas abandonaram seus coros à própria sorte, e passaram a prestigiar as "equipes de adoração e louvor", quando não atribuíram a alguns cantores (que imitam os "crooners" da música popular), ou a cantor mais desinibido, a tarefa de liderar o canto congregacional.

Além de orientar o canto da congregação, o coro destina-se a inspirá-la, por meio de uma execução técnica a mais perfeita possível, e uma interpretação artística a mais elevada em relação ao nível cultural da congregação.

A escolha do repertório do canto coral terá importância fundamental para o desenvolvimento da atividade coral e o aperfeiçoamento do gosto musical da congregação.

O canto coral poderá atrair para os cultos da igreja muitas pessoas, crentes ou não, que apreciam este tipo de execução musical, ou que não têm comumente oportunidade de ouvir um coro.

A educação musical dos adolescentes e jovens é muito estimulada pela atividade coral.
O repertório coral é baseado principalmente em arranjos de hinos tradicionais e em peças eruditas. Os coros das igrejas evangélicas no Brasil têm cantado trechos dos oratórios "Messias" (Haendel), "Elias" (Mendelssohn), "A Criação" (Haydn), "As sete últimas palavras de Cristo" (Dubois), "São João Batista" (Schneider), "Oratório do Natal" (Bach). "A Paixão, segundo São Mateus" (Bach), "Um Requiem Alemão" (Brahms) e "Crucificação" (Stainer); dos "Requiem" de Mozart, Berlioz, Verdi, Fauré e Victoria; de cantatas de Bach; de motetos de Vivaldi, Mozart, Bach, Haendel, Berlioz, Bruckner, Poulenc, Victoria, Lassus, Tallis, Schuetz e Purcell, o que os recomenda perante os aficionados da música sacra.

Para atender aos gostos musicais menos exigentes, executam "musicais" de compositores contemporâneos. Diversos hinários, tais como: Salmos e Hinos, Cantor Cristão, Coros Sacros, Antemas Celestes, as composições do Rev. João Wilson Faustini e até mesmo a nossa Harpa Cristã, têm sido a fonte de onde os regentes de coral se utilizam para montar o seu repertório.

As Assembléias de Deus, ao longo de mais de cem anos de atividades no Brasil, tem procurado manter a tradição da musica coral. Temos em algumas igrejas, corais de bom nível musical que tem apresentado ao Senhor, alguns cânticos de seu repertório, que são verdadeiras obras primas. Os corais das AD do Belenzinho - São Paulo, de Campinas, de Santos, de Recife e de Belo Horizonte, podem servir de exemplo entre os inúmeros belos corais.

É necessário que a liderança da igreja apoie os corais ainda existentes, pois, é devido a carência de bons regentes nas igrejas, e com a falta de interesse pelo estudo da música, a tendência é acabar este estilo de musica tão apreciado. Se os nossos ouvidos apreciam uma boa musica, divina, bem ensaiada e que tão bem fala a nossa alma, quanto mais nosso Deus que é o criador da musica, com certeza receberá os louvores de seu povo.

*Jacó Rodrigues Santiago é membro da Assembléia de Deus em Ipatinga (MG), onde serve como presbítero e coopera na área musical.

Publicado em http://jacorodriguessantiago.blogspot.com.br/2014/02/canto-coral-no-culto.html

2 comentários:

Anônimo disse...

Verdade, os coros ajudam demais no louvor, na qualidade, e tudo o mais.O problema é que às vezes alguns coros ficam tão cheios de si que nem parecem que pertencem àquela igreja, e não servem a Deus, mas apenas estão ali para aparecerem.Mas dou graças a Deus por haver igrejas que ainda têm coroais de qualidades.

Time Click / Verdes Mares disse...

http://festivalcoralgospel.comunidades.net/index.php
Olá pessoal.
Estão abertas as inscrições para o II Festival Nacional de Corais Gospel a ser realizado em São Lourenço-MG, a cidade Canto Coral, entre os dias 12 e 15 de novembro de 2015. Inscrições dos corais pelo site do evento.
Apoio cultural Grupo Cristal de Comunicações Rádio e TV - S.J Campos - SP e Convention & Visitors Bureau - São Lourenço-MG.
Sede do Evento Hotel Brasil - São Lourenço - MG.
O site tem tradução para qualquer idioma do mundo.
Contato, dúvidas e esclarecimentos.
Emmanoel Soares - Diretor Geral do Evento
Tel.: 35 - 8837-4889 ( whatsApp )
E-mail - soares489@gmail.com
skype - emmanoelverdesmares

Related Posts with Thumbnails