quinta-feira, 19 de abril de 2012

Ele sabe exatamente onde estão os peixes

E aconteceu que, apertando-o a multidão, para ouvir a palavra de Deus, estava ele junto ao lago de Genesaré (¹); E viu estar dois barcos junto à praia do lago; e os pescadores, havendo descido deles, estavam lavando as redes.
E, entrando num dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da terra; e, assentando-se, ensinava do barco a multidão. E, quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar. E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede.
E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se-lhes a rede. E fizeram sinal aos companheiros que estavam no outro barco, para que os fossem ajudar. E foram, e encheram ambos os barcos, de maneira tal que quase iam a pique.
Lucas 5:1-7 (ACF)
 
Depois disto manifestou-se Jesus outra vez aos discípulos junto do mar de Tiberíades(²); e manifestou-se assim: Estavam juntos Simão Pedro, e Tomé, chamado Dídimo, e Natanael, que era de Caná da Galiléia, os filhos de Zebedeu, e outros dois dos seus discípulos.
Disse-lhes Simão Pedro: Vou pescar. Dizem-lhe eles: Também nós vamos contigo. Foram, e subiram logo para o barco, e naquela noite nada apanharam. E, sendo já manhã, Jesus se apresentou na praia, mas os discípulos não conheceram que era Jesus.
Disse-lhes, pois, Jesus: Filhos, tendes alguma coisa de comer? Responderam-lhe: Não. E ele lhes disse: Lançai a rede para o lado direito do barco, e achareis. Lançaram-na, pois, e já não a podiam tirar, pela multidão dos peixes. 
Joao 21.1-6 (ACF)

Certo dia Jesus estava perto do lago de Genesaré, e uma multidão o comprimia de todos os lados para ouvir a palavra de Deus.

Viu à beira do lago dois barcos, deixados ali pelos pescadores, que estavam lavando as suas redes.

Entrou num dos barcos, o que pertencia a Simão, e pediu-lhe que o afastasse um pouco da praia. Então sentou-se, e do barco ensinava o povo.

Tendo acabado de falar, disse a Simão: "Vá para onde as águas são mais fundas", e a todos: "Lancem as redes para a pesca".

Simão respondeu: "Mestre, esforçamo-nos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, porque és tu quem está dizendo isto, vou lançar as redes".

Quando o fizeram, pegaram tal quantidade de peixe que as redes começaram a rasgar-se.

Então fizeram sinais a seus companheiros no outro barco, para que viessem ajudá-lo; e eles vieram e encheram ambos os barcos, a ponto de quase começarem a afundar.
Lucas 5:1-7
Entrando ele num dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da terra; e, sentando-se, ensinava do barco as multidões.

Quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao largo e lançai as vossas redes para a pesca.

Ao que disse Simão: Mestre, trabalhamos a noite toda, e nada apanhamos; mas, sobre tua palavra, lançarei as redes.

Feito isto, apanharam uma grande quantidade de peixes, de modo que as redes se rompiam.

Acenaram então aos companheiros que estavam no outro barco, para virem ajudá-los. Eles, pois, vieram, e encheram ambos os barcos, de maneira tal que quase iam a pique.
Lucas 5:3-7
 

Esses dois textos nos revelam milagres parecidos: pescas maravilhosas coordenadas por Jesus. Tanto quanto as semelhanças, cada detalhe que as diferencia nos trará novas e infindáveis lições divinas para a vida cristã. Nessa reflexão, aprendamos a crer na Palavra Daquele que tem o controle de tudo!

Pescadores experientes que eram, aqueles homens haviam feito o que de ofício lhes era comum, ou seja, adentraram ao mar para pescar. E nos dois episódios pescaram a noite inteira.

Eles eram entendidos nos caminhos das águas, nas espécies de peixe, na fabricação e manutenção das redes apropriadas, nos fenômenos climatológicos e tinham força e coragem para desempenharem suas tarefas.Tudo isto no entanto não garantiu-lhes o sucesso nessas duas empreitadas narradas na Bíblia. É que embora tivessem as condições necessárias para a pesca, eles não sabiam onde estavam os peixes. O mar era extenso e apesar de muito piscoso (ainda hoje o é), não bastou-lhes simplesmente lançar as redes.

Nas duas ocasiões Jesus orientou-os de forma gloriosa: "Vão para onde as águas são mais fundas e lancem as redes para a pesca" (Lc 5.4 NVI) - disse o Mestre - "lancem as redes do lado direito e vocês encontrarão os peixes!" (Jo 21.6 NVI). Aleluia! Jesus sabe onde estão os peixes!

Muitas vezes agimos como aqueles pescadores. Temos as ferramentas adequadas, temos coragem e determinação, lançamo-nos ao mar em busca de resultados e até os colhemos, mas sempre correremos o risco de nos deparar com o fracasso, decepcionarmo-nos com o insucesso, com a falta de resultados. O esforço parece ser vão. Esquecemo-nos de que não será a força do braço, a capacidade intelectual, a eloquência ou o desempenho artístico que garantirá resultados necessários. Nossa vitória vem do Senhor (Pv 21.31)

Simão respondeu: "Mestre, esforçamo-nos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, porque és tu quem está dizendo isto, vou lançar as redes". Lc 5.5 (NVI)
 
A fé e a obediência à Palavra Daquele que sabe onde estão os peixes garantiram aos discípulos grande fartura de peixes e maravilhosas experiências que transformaram para sempre suas vidas. Tornaram-se pescadores de homens, testemunharam o Senhor ressurreto, obtiveram oportunidades de perdão e recomeço e foram comissionados para o serviço (Lc 5.10,11; Jo 21.14,15,17).

Apenas quando seguimos a orientação de Jesus podemos ter a certeza de que seremos vitoriosos. Deixe Jesus guiar a sua vida e as suas ações pois Ele sabe exatamente onde estão os peixes de que tanto precisamos!


(¹) e (²) - Mar de Tiberiádes e Lago de Genesaré eram nomes comumentes usados para designar o Mar da Galiléia. Referem-se ao mesmo local geográfico.

3 comentários:

Anônimo disse...

A PAZ DO SENHOR.BOA REFLEKKÃO AMEI TENHE UM GRANDE CONTEÚDO PARA UM DESPERTAMENTO ESPIRITUAL, PELO FATO DE ESTARMOS VIVENCIANDO TANTO DESCONTENTAMENTO DAS PESSOAS, MUITOS ESFRIANDO NA FÉ OLHANDO PARA TRÁZ, MAIS POSSO DIZER COM CONVIQÇAO QUEM TEM ESPERIEÑCIA COM O SENHOR SABE QUE ELE JAMAIS DEIXARÁ FALTAR O PAÕ E PEIXE, ESPIRITUAL E MATERIAL.

Anônimo disse...

Este blog tem sido de grande importancia e exemplo na vida de muitos o seu conteudo tem um valor extraordinario por isto sempre que posso passo por aqui amem.

Unknown disse...

Amei esse conteúdo. E de grande valia

Related Posts with Thumbnails