quarta-feira, 10 de novembro de 2010

A pobreza teológica das composições evangélicas

 

A pobreza teológica nos textos de nossa hinódia conteporânea pode ser relacionada aos seguintes problemas:

1 - Falta de maturidade cristã dos compositores - O conteúdo pobre de alguns trabalhos musicais é fruto do pouco conhecimento bíblico e da falta de intimidade com Deus por parte dos compositores.

Compositores profissionais não estão preocupados em ouvir a voz de Deus e entender Sua vontade. Não são Profetas, são Profissionais, e só.

Alguns são apenas novos conversos, oriundos de carreiras artísticas mundanas e mal chegam à igreja começam a compor utilizando jargões típicos e carregando na palavra "amor". Noutros casos, são crentes revoltados e sem igreja nem pastor. Geralmente pregam o ecumenismo e expõem revolta em suas canções.

2 - Interesses comerciais - O mundo musical evangélico evoluiu e agora os interessados em se tornar "astros gospel" podem contar com assessorias especializadas, geralmente profissionais de grandes gravadoras, que orientam a gravar o provável gosto popular. Qual a tendência? O que não gravar? Que compositores estão em alta? Mesmo quando o trabalho é independente, não se reúne facilmente um total de músicas para completar o CD e então o cantor/compositor se apressa em escrever uma música sem pensar muito no que está dizendo. O resultado é uma composição "água com açucar", superficial, artificial.

Aliás, a onda é compor uma ou duas frases e repeti-las trocentas vezes. Isto é influência da chamada música baiana. Aliás, dizem nos bastidores que gente ligada à essa corrente tupininquim só precisa de duas letras para fazer uma música (A Ô ou Ê Ô).

O contrato de alguns "atros" prevê o lançamento de até mais de um CD por ano. Daí a verdadeira indústria de composições. Outro dia lí o testemunho de um pastor brasileiro dos EUA que hospedou dois nomes da MPEB e os viu compor mais um "sucesso" numa tarde regada de pipoca, coca-cola e muitas risadas. Sem meditação, sem oração, sem reflexão, portanto, sem mudança, sem efeito produtivo, sem conteúdo relevante. Não que eu ache que compor exige um ritual de isolamento ermitão, mas em se tratando de algo que será cantado em igrejas e que estará, literalmente, na boca de milhões, creio que é preciso mais do que pipoca e refrigerante.

3 - Falhas de Tradução - Adaptações mal feitas, versões e mesmo traduções que desprezam o sentido original de algumas frases, contribuem para músicas com pouco nexo. Erros de pontuação e impressões mal feitas em gráficas também somam. Como exemplo, a Harpa Cristã contém alguns desses problemas pois muitas músicas foram adaptações de traduções anteriores. Um caso clássico é a confusão no hino 151, "Fala Jesus Querido", maravilhoso hino cujo tradutor é desconhecido:


Fala, Jesus querido; fala-me, hoje sim!
Fala com Tua bondade; fica ao pé de mim;
Meu coração aberto 'stá pra Tua voz ouvir;
Enche-me de louvores e gozo pra Te servir.

 O texto original em inglês arcaico:

Speak to my soul, dear Jesus, speak now in tend’rest tone;
Whisper in loving kindness, “Thou art not left alone.”
Open my heart to hear Thee, quickly to hear Thy voice,
Fill Thou my soul with praises, let me in Thee rejoice.

A polêmica está na denotação de que se pede para que Jesus fique "ao pé" do adorador. Mesmo diferente do que diz o original, uma correção gráfica inverteria o sentido. Seria Jesus quem aconselharia o adorar a não se afastar Dele.

Fala com Tua bondade: - Fica ao pé de mim; ou Fala com Tua bondade: "fica ao pé de mim"

Daria outro sentido, mais correto, todavia ao ser entoado o texto, o ouvinte continuaria com a mesma dúvida.

4 - Fonte imprópria ou contaminada - Por incrível que pareça, há composições que estamos cantando e que foram feitas por pessoas não evangélicas, até mesmo adoradores de entidades demoníacas. São encomendadas e pagas ou incluídas em trabalhos de grandes nomes do gospel simplesmente por amizade. 

Um caso emblemático se deu com a Banda Novo Som, que gravou em 1999 o CD "Não é o fim". No trabalho original foi gravada a música FONTE DE AMOR, de autoria de Sérgio Knust e que nada mais é do que a PRECE DE CÁRITAS, uma oração espírita. Depois que o caso veio a público, o compositor emitiu uma nota muito esclarecedora e o CD foi recolhido e relançado sem a tal composição:

DECLARAÇÃO

Venho por meio desta informar para quem interessar possa, que eu Sérgio Knust Bittencourt Sampaio, autor da música FONTE DE AMOR do CD NÃO É O FIM do grupo Novo Som, não informei ao grupo nem à gravadora que esta música tinha qualquer ligação com a PRECE DE CÁRITAS, prece usada em reuniões espíritas cristãs.

Apesar de não freqüentar mais, tive uma criação no espiritismo e não achei que esta ligação podia causar qualquer tipo de problema.

Minha intenção foi abençoar aos irmãos, POIS, ACHO QUE É O MESMO DEUS e que em nenhuma palavra a letra fere o evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.

A Deus cabe julgar no momento oportuno a minha atitude e desde já assumo qualquer responsabilidade no que diz respeito a esta música.

Sem mais

Sérgio Knust Bittencourt Sampaio
CPF XX3.5XX.X1X/0X”
(Caixa alta e grifos são meus)
Espiritismo Cristão????

Um caso que muito repercutiu nos anos 70 e 80 foi o do cantor Nicolleti. Descobriu-se que ele gravava músicas compostas por um sacerdote romanista.

Há outras uniões explicítas de produtores de bandas mundanas com cantores top do mundo gospel. Pode verificar nos newsletters das gravadoras ou no encarte dos CDs. E o que não é explícito? .

O movimento Nova Era também tem seus expoentes com letras suaves e evocações e sempre é bom verificar o encarte dos CDs se por acaso algum cantor gospel não está bebendo em suas fontes. Alguns nomes ligados a esse movimento são Keko Brandão, Marcus Viana, Nico Resente, Edson Natale e Bené Fontelles. Um excelente artigo sobre música e compositores New Age, pode ser lido aqui.

Poderíamos falar da pobreza geral da música evangélica conteporânea não só no aspecto teológico, mas no sentido artístico e textual. São "poemas" gramaticalmente errados, cacofônicos e até de duplo sentido, sem a menor noção de acentuação e toniciadade, aliado a um despreparo musical deseperador. 

Mas ainda é tempo de algo ser mudado. Se você é cantor ou compositor, começe a pensar no assunto.

Até a próxima.

21 comentários:

Anônimo disse...

hMuito bom o texto,mas no hino da harpa cristã 151 se mudasse a frase daria mais sentido,"FALA COM TUA BONDADE,FICA PERTO DE MIM".Gosto de musica inteligente que louva verdadeiramente o nome do SENHOR.

Silvio Araujo disse...

Prezado Anônimo, obrigado pela visita. De fato, sua sugestão é excelente!
Muito obrigado pela colaboração e vlte sempre.

Anônimo disse...

a banda novo tem mais heresias, não é só esta não, mas consideremos que tbm tem músicas lindas, agora depois de praticamente canonizarem a harpa não poderia haver erros. muito boa a matéria

Blog do Bader disse...

OLÁ, COM RELAÇÃO AO NOVO SOM NÃO VEJO PROBLEMA COM A MUSICA FONTE DO AMOR, POIS EM MOMENTO ALGUMA ELA FERE O EVANGELHO. SÓ FOI RETIRADA PORQUE É UMA PRECE ESPIRITA. MAIS QUE EM MOMENTO ALGUM FERE A BÍBLIA.

Anônimo disse...

Ridícula comparação, essa prece é linda e essa banda cristã tem bom gosto e sabe oque agrada os ouvidos de Deus!!! Isso sim é publicidade p ganha ibope, no quesito julgamento, pq nosso vcs são feras...

Bruno disse...

Deus sabe o íntimo de cada um e está atento para quem se inclina a Ele. Quem tem sabedoria humana e não se preocupa com concordâncias e traduções condizentes com a Palavra deve reexaminar-se. Mas há de convir também que a ignorância (falta de conhecimento) não, necessariamente, impede louvor, adoração e proximidade com Deus. Existem muitos Paulos mas também existem muitos Pedros e tds contribuem para o Reino de Deus!!!!

Silvio Araujo disse...

Bruno, seu comentário é interessante e concordo com boa parte dele, mas não é sobre isso que o artigo trata. Não creio que Deus seja adorado com qualquer tipo de oferta e é disso que tratamos acima. A origem e o conteúdo são extremamente importantes nesse contexto.

Serginho disse...

A musica do novo som "Fonte de amor" é uma das musicas mais lindas que eles cantam. que pena que tiraram do CD, mas eu comprei a 1ª tiragem. sorte minha. parabens Sergioknust e Val martins pela bla composição. não importa de onde ela vem

Anônimo disse...

Sou Cristão Petencostal... Analisem a letra da canção, ou até a oração de Cáritas em si, e me digam por favor onde está a heresia. A mensagem de amor de/a Deus e ao próximo é a essência do evangelho de Cristo e um ponto de intersecção entre muitos credos. Por mais herética que possa ser ou estar uma determinada religião, quando se aborda e exalta a temática do amor Divino, tais rechaças devem ser evitadas, visto que condenar algo ou alguém por dissertar sobre Esse Amor, é incidir na prática contrária, do ódio e da intolerância!
"1 Tessalonicenses 5.21: mas ponde tudo à prova. Retende o que é bom!"

Unknown disse...

Realmente, a pobreza teológica, musical e até melódica da "música Gospel" (tão rótulo como sertanejo universitário, concebido só, e somente só, com o objetivo puramente mercadológico e nada mais) é DESESPERADORA, DESANIMADORA. Dá preguiça ouvir o que estão entornando aos borbotões goela abaixo do povo. Mas o que é mais desanimador, desesperador é ver as casas de espetáculos abarrotadas pra cantar músicas que não servem pra ser cantadas nem nos banhos. Mas graças a Deus que ainda temos alguns "Sérgios Lopes" resistindo bravamente a essa tsunami de músicas mal feitas, e do mal gosto de quem as consome.

Unknown disse...

Realmente, a pobreza teológica, musical e até melódica da "música Gospel" (tão rótulo como sertanejo universitário, concebido só, e somente só, com o objetivo puramente mercadológico e nada mais) é DESESPERADORA, DESANIMADORA. Dá preguiça ouvir o que estão entornando aos borbotões goela abaixo do povo. Mas o que é mais desanimador, desesperador é ver as casas de espetáculos abarrotadas pra cantar músicas que não servem pra ser cantadas nem nos banhos. Mas graças a Deus que ainda temos alguns "Sérgios Lopes" resistindo bravamente a essa tsunami de músicas mal feitas, e do mal gosto de quem as consome.

Unknown disse...

depois dessa prece quase viro espírita..

Unknown disse...

Não vejo nenhum problema na música do novo som FONTE DO AMOR sou fã número 01 do grupo novo som e escuto todos os dias a canção FONTE DO AMOR,AMOOOO!

Fabio Costa disse...

O artigo já têm alguns anos que foi publicado, mas mesmo assim gostaria de deixar uma opinião crítica:
Antes da música baiana chegar ao gosto popular, entre 1888 e 1994, as letras de péssima produção já faziam parte do repertório gospel. Os grupos musicais: raízes, Rebanhão, koinonia, Nova Dimensão... são alguns ícones que escorregavam nesses erros seguidamente, apesar de também terem produzido músicas clássicas dentro de seus estilos. A música baiana é muito pouco influente no mundo gospel. A base para repetecos incontáveis de frases e jargões, letras sem nexo e baixíssima espiritualidade é pura e simplesmente falta de intimidade com a palavra, que por sua vez trás uma esteira de outros problemas. A origem da música não justifica a pobreza das letras. Músicos cristãos da América do Norte cantam e tocam jazz, Rock, blues, etc. com profundidade e espiritualidade, músicos cristãos da África tocam os estilos do continente e passam belas mensagens bíblicas aos ouvintes. Cientificamente falando, não existe a melhor ou a pior cultura musical, isso faz parte da visão de mundo do indivíduo a depender do local ele está inserido ou aquilo com o qual ele tem afinidade.

Genuino Genuino disse...

Gente, pra quê censurar a linda composição do Sergio Knust? no album nao é o fim da banda novo som, esse hino em forma de oração foi um dos melhores no repertorio do disco, não vejo nada digno de reprovação até o nome é bonito Fonte do amor !

Unknown disse...

Apaz do senhor..sou a pastora i cantora Jô..bom saber que exitem pessoas comprometita com a exencia da espiritualidade..teria como enviar seu contato..preciso de composições assim...064-98408-2192..zap

Unknown disse...

Posso imaginar como estaria em chamas ardentes de amor o coração de Deus ao ouvir essa linda prece de Cáritas. E afirmo que muitos crentes nem competência tem pra saber orar dessa maneira. Que prece linda! Meus aplausos a Sérgio Knust (in memorian) e vamos aprender a orar melhor, assim como essa prece. Aqui quem vos fala é um Cristão que tem apenas 35 anos no evangelho.

Anônimo disse...

Até que ponto a religiosidade nos leva... Ao ponto de criticar uma canção que é evangelho em sua mais pura e simples verdade, que é a canção FONTE DO AMOR do nosso saudoso irmão Serginho Knust. O evangelicalismo é tão atroz como qualquer religião, que não religa, mas segrega seres que se denominam superiores por praticas meramente exteriores e que no fim das contas não passa de pó, porque o evangelho é essência, é amor, bondade, perfeição, pra que sejamos simples e um no Senhor. Que Deus possa já a essa altura ter iluminado a mente do autor desse artigo.

Unknown disse...

Sou cristão, evangélico desde criança. Tenho hoje 45 anos. Vivo a música desde a minha adolescência. Sou cantor e compositor, e para mim a música FONTE DO AMOR DO NOVO SOM, é uma das belas obras primas,e uma das mais lindas formas de se expressar para com Deus. Canto sempre que posso e me sinto feliz e preenchido com o amor de Deus Nunca, em momento algum, tenho certeza, que Deus jamais irá discriminar alguém por cantar para ele algo tão belo assim, desde que saia do seu mais profundo íntimo e seja de forma extremamente sincera. O legalismo de pessoas que acreditam, e que tem a ousadia de querer colocar Deus dentro de uma caixinha, regulada pela sabedoria humana, é no mínimo ingênuo, pra não dizer soberbo. É como querer dizer para Deus a que religião ele pertence, quando, em lugar nenhum em todas as escrituras, viu-se o próprio Deus afirmar tal coisa. O próprio Jesus, que era judeu, não nós obrigou a ser judeu como ele. Muito pelo contrário, ele nos chamou, para sermos seus SEGUIDORES. Digo ainda mais, o grande dia do Senhor, será dia de grandes surpresas. O farisaísmo moderno tem feito muitos estufarem o peito recheados de enganos.

Unknown disse...

Excelente resposta

Anônimo disse...

O problema da música FONTE DE AMOR não é a letra em si, mas a origem dela, na Bíblia narra um fato que aconteceu com o Apóstolo Paulo e Silas, quando eles estavam entrando na cidade, uma jovem gritava bem alto dizendo: "estes homens são servos do Deus Altíssimo ", ela estava falando a verdade, mas o problema , era um espírito de adivinhação que estava nela, e não o Espírito Santo. Tudo tem suas origens.

Related Posts with Thumbnails