sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Teologia da música evangélica brasileira


Inicio uma série de posts "conta-gotas" comentando algumas pérolas da música evangélica e o que refletiam na época, não me preocupando agora com a ordem cronológica. Peço desculpas se não postar todos os dias pois além de atuais dificuldades de agenda e trabalho, também estou com alguns problemas de acesso à internet.

Inquestionavelmente a música que cantamos em nossas igrejas reflete a teologia que cremos, que pregamos ou em último caso, a que estamos expostos, porisso é possível verificar os modismos, as novidades e até os fundamentos e evolução do evangelho pregado nas igrejas brasileiras.

Olhando para o passado, algumas situações chegam a ser engraçadas, como a idéia generalizada de que não passaríamos do ano 2000 ou da descrença na possibilidade de o homem ir á lua, tudo registrado em LPs gravados na década de 50 e 60.

Há também marcas de um avivamento espiritual ocorrido nos anos 60, com despertamento para evangelismo e missões, busca por dons espirituais e exortação à santidade. Nessa época, historicamente, acontecia o Conferência Mundial Pentecostal realizada no Rio de Janeiro, o surgimento da CBN, fruto "renovação" de algumas igrejas batistas ligadas à CBB e o cinquentenário das mais antigas Assembléias de Deus no Brasil, dentre outros eventos.

2 comentários:

Eder Borges disse...

A paz,
Estou visitando seu blog, gostei. Vou segui-lo.
Gostaria de convidar você a visitar meu blog, deixar seus comentários sobre os posts e principalmente SEGUI-LO, assim como sigo o seu. Esse é o endereço:


http://ederborges22.blogspot.com/

Grato, fique na Paz do Senhor.

Cláudio Ananias disse...

Graça e Paz,
Silvio

É exatamente isso que me preocupa hoje: o reflexo teológico que a música produzida e cantada em nossas igrejas está trazendo.

Mas, vou continuar remando contra a maré.

Fique na paz de Cristo,

Cláudio Ananias

Related Posts with Thumbnails