quinta-feira, 28 de junho de 2012

Costumes da Igreja de outros tempos - parte 1


Existiam alguns costumes bem pitorescos na igreja de nossa cidade que foram desaparecendo ao longo do tempo. Vou citar alguns e se o amado leitor quiser compartilhar suas lembranças ou experiências, pode acrescentar à lista através dos comentários:

Vestir branco no dia da santa ceia. Nos dias de santa ceia em Casa Amarela e em outras congregações da periferia ainda é possível ver uma ou outra irmã das mais antigas na fé perpetuando esse costume. Me lembro que, ainda bem criança (cerca de 8, 9 anos), da antiga galeria do templo, via um verdadeiro mar de irmãs trajando branco nos concorridos dias de santa ceia. Lembrava os dias de batismo no Templo Central. Era como um símbolo de pureza ante o sagrado memorial. Óbvio que a pureza interior é a requerida, mas ela se expandia no exterior e o respeito ao pão e ao cálice eram inigualáveis. Em extremo, havia alguns que passavam o dia em jejum e oração.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ir. Silvio, a Paz do Senhor! É verdade que antigamente nos cultos de Santa Ceia, o vinho era servido num único copo para todos os membros presentes? Tipo, cada tomava "um gole" e passava o copo para o companheiro de banco?

Samuel Julio

Related Posts with Thumbnails