quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Orquestra Filarmônica Cristã de Pernambuco

Foto: Blenda Souto Maior/Esp. DP/D.A Press
Hoje, quinta-feira (25), uma cerimônia vai marcar a oficialização da Orquestra Filarmônica Cristã de Pernambuco, que tem como base o projeto de musicalização infantil realizado há quase dois anos na Igreja Batista de Campo Grande com meninos e meninas da comunidade. O evento começas às 19h e é aberto ao público.
A primeira apresentação oficial da orquestra vai acontecer durante o culto dos 80 anos da Igreja, no Auditório Guararapes, do Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Na ocasião, as crianças vão receber 44 instrumentos sinfônicos que foram doados por uma indústria farmacêutica que preferiu não ter seu nome divulgado.
Como explica o Pastor Francisco Dias da Silva Filho, da Igreja Batista de Campo Grande, o projeto começou com oito crianças e hoje já são 170, que têm a partir de 6 anos, participando das aulas de musicalização. Destas, 68 fazem parte da orquestra. 70% dos participantes são crianças carentes moradoras de comunidades do entorno, enquanto as outras são frequentadoras da igreja. "Nossa intenção é estimular o convívio entre as crianças, para que elas percebam que não são diferentes umas das outras", afirma o Pastor Francisco. "Com esse projeto, queremos viabilizar um menor índice de criminalidade em nosso bairro, através da ressocialização de crianças e adolescentes", completa.
Ele relata ainda que agora a luta dos organizadores é por um espaço próprio para a orquestra. "Sofremos preconceito pelo fato de a orquestra ter nascido dentro de uma igreja evangélica. Encontramos muitos obstáculos, que queremos superar", diz.
Fonte: JC Online 


Veja a repercussão desta iniciativa na imprensa local:

Diário de Pernambuco
Folha de Pernambuco
Pe360graus (Rede Globo)
Campo Grande em Foco
Guiame

Outras igrejas, como a Assembléia de Deus liderada pelo Pr Ailton José Alves, mantém projetos de musicalização para crianças em situação de risco; Um exemplo é o Projeto Samuel, que alimenta e educa cerca de 3.000 crianças em áreas carentes da RMR. Na unidade do projeto em Aguazinha (Olinda), um trabalho de musicalização tem dado bons resultados. É a igreja atuando e influenciando a sociedade também através da música. Parabéns a Igreja Batista de Campo Grande e nosso desejo é que outros projetos desse tipo cresçam e apareçam!

4 comentários:

Matias Borba disse...

Silvio,
a Paz!

Muito bom saber disso, se soubesse antes iria prestígiar a apresentação. Ontem fui a apresentação da Banda Sinfônica do Recife no Teatro do Parque, mas infelizmente tive que sair antes do término da apresnetação.

Gosto muito de música, e fico feliz com o investimento feito com essas crianças, assim como o trabalho de nossa igreja em PE.

Deus abençoe e um abraço!

daladier.blogspot.com disse...

Prezado Silvio, fizemos um projeto dessa natureza, mas esbarramos na dificuldade de persistência da turma. Não vamos desistir. Suspendemos as aulas porque iniciamos a reforma, que já dura dois anos. Creio que no próximo ano vamos retomá-lo.

A idéia é excelente!

Silvio Araujo disse...

Olá Matias, paz do Senhor. Seu blog está uma benção. Parabéns!
Há alguns músicos de nossa igreja que são funcionários públicos e atuam na Banda Sinfôncia e também da Orquestra Sinfônica do Recife e o início do aprendizado da maioria deles se deu na Igreja, em nossos órgãos musicais e com alguns maestros voluntários.
Obrigado pela visita!
De

Silvio Araujo disse...

Ev Deladier, que bom saber de seu projeto. Os frutos virão com certeza! Espero que logo sejam retomadas as aulas.
Aproveito e envio abraços aos amigos e irmãos Flavio Cassimiro e Pedro Maurício pelo excepcional trabalho na Cromadal.

Related Posts with Thumbnails