quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Três verdades sobre a Cooperação

Rev. Sérgio Andrade

Cooperação é uma palavra tipicamente bíblica. Em diversos trechos das Sagradas Escrituras percebemos que de alguma maneira homens e mulheres são convidados a ajudar uns aos outros. Fomos criados por Deus para viver em comunidade. A família, a igreja e a sociedade são exemplos desta dinâmica coletiva.

A ausência da cooperação gera cansaço, irritabilidade e solidão. Como é difícil cuidar da vida sem a ajuda da outra parte. Ter que fazer, comprar, somar, cuidar, vender e viver irá requerer de nós uma postura coletiva e consciente. Afinal, fomos criados para auxiliar, compor e construir em conjunto.

A partir de tais constatações a Bíblia nos convida a assumir três firmes posições:

A primeira delas é a disposição em cooperar com humildade. Pessoas que se dedicam a partir do serviço e da ausência de reconhecimentos. Abrimos o coração e dispomos as mãos à obra para que outros possam ver Deus através de nosso esvaziamento.

Chegados à terra (humus), outros poderão descobrir os céus, através de uma disposição verdadeira e significativa de contribuir para que todos sejam melhores e felizes.

Em segundo lugar, a cooperação deve estar impregnada pela alegria. Muitos ajudam trazendo consigo outros sentimentos. Negatividades, murmurações, dores, tristezas e gritarias são negações humanas do significado da palavra apoio. Qualquer expressão de trabalho em conjunto, se divina, é sustentada pela contentamento do Espírito. A alma sorri enquanto coopera.

Finalmente, a cooperação bíblica deve indicar a generosidade do Altíssimo entre nós. Ajudamos nossa família, igreja e sociedade como instrumentos que somos do Senhor. Canais que devem apontar para Aquele que, através de sua vida, nos ensinou o sentido da palavra colaboração - Jesus.

"Porque de Deus somos cooperadores..." - 1ª Coríntios 3.9a

3 comentários:

Silvio Araujo disse...

Prezada Rúbia
a paz do Senhor

Eu já enviei duas respostas, uma pelo e-mail corporativo e outra pelo meu e-mail do Bol. Acredito que esteja havendo algum problema. Veja na sua caixa de recebidas ou, se tiver, de quarentena.

Eu não publiquei seus comentários por conterem dados pessoais (nº celular e e-mails).

Valéria Braidotti disse...

Posso publicar (com os créditos é claro) esta reflexão no meu blog? É que faz todo sentido para o momento que estamos vivendo por lá.

Obrigada pela atenção. POde me responder pelo blog ou pelo email

valeria.dotti@gmail.com

Deus o abençoe!

Silvio Araujo disse...

Olá Valéria, claro que pode publicar.
Deus te abençoe!

Related Posts with Thumbnails