quarta-feira, 21 de março de 2012

Zeppelin pousa no Recife - 20 de março de 1930

Zeppelin no Campo do Jiquiá - Recife
No final do século XIX e início do século XX um dos transportes aéreos que fizeram sucesso foi o Zeppelin, um dirigível rígido, inventado pelo conde Ferdinand Van Zeppelin, que possuía balões de gás não pressurizado para prover a elevação.
Zeppelin sobre o centro do Recife
E foi no dia 20 de março de 1930 que o Zeppelin, da empresa Graf Zeppelin, fez sua primeira viagem ao Brasil, chegando à cidade do Recife. Este voo iniciou uma regular e bem sucedida rota comercial entre o Brasil e Alemanha. Até o ano de 1938 o Recife foi uma das primeiras cidades nas Américas com conexão direta, isto é, sem escalas, para a Europa. 
Graff Zeppelin
No Recife, os dirigíveis pousavam na Torre Zeppelin, localizada no bairro do Jiquiá, no antigo Campo do Jiquiá. A cidade foi a base para esse meio de transporte até o ano de 1936, quando foi inaugurada no Rio de Janeiro o Hangar do Zeppelin, localizado no bairro de Santa Cruz. Com a ativação do hangar, uma linha regular de transportes aéreos que ligava Frankfurt ao Rio de Janeiro com escala em Recife. Em 1938 as operações da linha foram encerradas.
  
Curiosidade – O primeiro voo aconteceu em 1928, ligando Frankfurt a Nova York, e durou 112 horas. Em 29 de agosto de 1929, comandado por Hugo Eckener, completou o primeiro voo em redor do mundo ao aterrissar em Lakehurst, Nova Jersey, nos Estados Unidos da América. Essa epopeia ao redor do mundo durou 21 dias, iniciada em 8 de agosto, durante os quais percorreu 34.600 km. Saiu da Estação Aeronaval de Lakehurst , estado de Nova Jersey, nos EUA, atravessando o Oceano Atlântico e fazendo sua primeira escala em Friedrichshafen, na Alemanha, depois cruzou a Europa, sobrevoou os Montes Urais e atravessou a Sibéria até alcançar Tokio, onde fez escala. Posteriormente cruzou o Oceano Pacífico rumo ao Estados Unidos e, em 26 de agosto, depois de 79 horas e 22 minutos de navegação, aterrissou em Los Angeles, Califórnia. Finalmente, em 29 de agosto, retornou a Estação Aeronaval de Lakehurst, seu ponto de partida. Apesar desse primeiro voo (partida e chegada) ter sido nos Estados Unidos, todos os outros fizeram rota via Brasil.

O Graf Zeppelin sobrevoa a Ilha de Santo Antônio, no Recife.
Recife era a única escala do Zeppelin antes de chegar ao Rio de Janeiro. Algumas vezes sobrevoava Salvador, onde carga e correspondência eram baixadas por cordas, mas ele não chegava a pousar.
A única torre de atracamento de Zeppelins do mundo está em perfeito estado de conservação no bairro do Jiquiá, Recife/PE. A Torre do Campo do Jiquiá, como é conhecida, é a mesma desde 1930. Passou por restaurações na década de 80 e em 2005. Está aberta à visitação e recebe muitos turistas, especialmente alemães.
Fonte: Bloguito
Fotos: Internet

Um comentário:

NELSON CUNHA disse...

Incrível a vocação do Recife para se vincular a fato histórico importante. VIVA O RECIFE.

Related Posts with Thumbnails