sexta-feira, 31 de maio de 2013

Long Play de Madeira


Que tal ouvir música em um disco feito de… madeira?! O pro­jeto da inven­tora  fez com que fosse pos­sí­vel gra­var regis­tros sono­ros em outras pla­ta­for­mas que não ape­nas o vinil (que é um deri­vado do petró­leo). 
Segundo ela, os expe­ri­men­tos com­pro­va­ram que já é pos­sí­vel levar música para mate­ri­ais como papel e acrí­lico, atra­vés do uso ino­va­dor do laser.

Continue lendo AQUI

Fumantes gastam mais com cigarros do que com feijão e arroz, diz pesquisa da FGV

No Dia Mundial sem Tabaco, comemorado nesta sexta-feira (31), o economista comentou as implicações do consumo de cigarro para o orçamento doméstico. Segundo ele, os consumidores gastam com o cigarro o dobro do que usam para comprar arroz e feijão. “1,20% da renda média é gasta com cigarro. É um número representativo se se olhar o gasto com arroz e feijão que é a metade disso, só 0,60%”, disse.

Continue lendo NE10 com Agencia Brasil

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Restrições à propaganda de cigarros diminui o número de fumantes

Um em cada três brasileiros deixou de fumar entre 1989 e 2010, por medidas restritivas de propaganda no País - incluindo a adoção de avisos sobre os riscos de fumar nas embalagens. E a maioria da população é a favor de medidas ainda mais rigorosas.

Continue lendo AQUI

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Uso de chupeta pode atrofiar fala, respiração e mastigação de bebês

Chupeta prejudica fala, respiração e mastigação de bebês

Vale lembrar que os pequenos estão em pleno desenvolvimento, e a presença de uma chupeta constantemente dentro da boca pode alterar esse processo. De acordo com a presidente da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, Irene Marchesan, os danos causados pelo item dependem de três fatores principais: intensidade, duração e frequência. Além disso, a genealogia também influencia. Caso a criança provenha de uma família com prognatas ou pessoas de face alongada, ela terá uma tendência maior a ter deformações no desenvolvimento da arcada ou do rosto.

Conforme explica o consultor científico da Associação Brasileira de Odontologia, Rodrigo Bueno, a chupeta induz um posicionamento equivocado das arcadas, até antes mesmo dos dentes nascerem. O item interfere no encaixe dental, promovendo uma postura viciosa que, com o tempo, pode causar alterações na estrutura. Um exemplo de um problema que pode ocorrer é a aproximação das extremidades da arcada, em que os lados direito e esquerdo ficam mais perto um do outro, deixando a boca com um desenho curvo.

As alterações na arcada podem influenciar em diversas funções e necessidades da criança, uma delas é a mastigação. Como os dentes não estão posicionados de forma adequada, ocorre uma dificuldade na trituração adequada dos alimentos. Isso também ocorre porque a estrutura maxilar dos usuários de chupeta tende a ser menos exigida e, portanto, não se torna suficientemente forte.

Uma musculatura facial enfraquecida aliada aos problemas na arcada dificultam, ainda, no desenvolvimento da fala. Como a distância entre os dentes de cima e debaixo tende a ficar maior, há uma diminuição nos pontos de contato entre eles e, portanto, a pronúncia pode ficar mais confusa. A maior concentração de saliva na boca, causada pelo uso da chupeta, também contribui para isso. O sistema respiratório ainda pode sofrer mudanças com a utilização. Durante o uso do produto, a boca geralmente fica semiaberta, o que facilita a passagem de ar e, consequentemente, a respiração bucal.

Continue lendo AQUI

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Morre aos 76 anos o compositor e maestro Buryl Red


Em 01/04 partiu para a eternidade o eminente músico batista norteamericano Dr. Buryl Red. Tinha 76 anos e sucumbiu a um câncer contra o qual lutou por muitos anos.

Dr Buryl Red foi um dos mais importantes compositores de música sacra do século XX. Eu o colocaria ao lado de John Peterson e de Bill e Gloria Gaither.

Teve uma vida musical muitíssimo produtiva, quer como compositor, arranjador e produtor musical, quer como regente de coros, pequenos e grandes. Ele tinha mais de 1.600 composições e arranjos publicados, produziu mais de 2.500 gravações, e supervisionou música para várias centenas de shows, documentários e especiais musicais para a rede e televisão a cabo da Associated Baptist Press.

Foi fundador e regente do The CenturyMen, o mais famoso coro masculino dos EUA, com o qual fez várias turnês pelo mundo e veio ao Brasil algumas vezes. Com esse grupo ganhou vários prêmios e foi finalista em muitos outros, inclusive o Grammy e o Dove.

The Centurymen na República Popular da China

Regeu também os "The Singing Men of Texas", com o qual veio ao Brasil em 1982, numa memorável viagem que rendeu um LP ainda hoje muito apreciado pelos músicos. São dessa visita os arranjos de “Louvai com Alegria”, “Usa-me”, “Manso e suave” dentre outras lindas.

Em parceria com Ragan Courtney, compôs musicas pra coral e diversas cantatas que se tornaram famosíssimas e que ainda hoje são executadas em nossos templos. Destaco “Celebração da Vida” (executada integralmente pelo Coral Jovem Celebração da AD em Olinda 7º RO-1990) e “Em memória de mim”.

Dentre suas peças corais, a tocante “Perdoado”, que foi primeiramente gravada pelo Coral Sinfônico do STBNB no LP "É Isto Amor (1986)", se tornou um verdadeiro clássico. Deste LP ainda constam seus arranjos em "Pai faze-nos um" e "Vivifica tua Igreja".

Diga-se de passagem que o STBNB lançou no Brasil muitas de suas composições por conta do parentesco de Red com o Dr Fred Spann, regente do Sinfônico. Eram primos. O Dr Fred fez a maior parte das traduções de Red executadas hoje mundo coral brasileiro.

Também são de sua lavra "Foi seu amor (Gravada por Abi em 1987)", “Volto ao lar (gravado pelo Coro Sinfônico e pelo Coral da Igreja Batista do Largo da Paz - 2001)”, “Ouçam o ruído de um forte vento (gravado pelo Coral Filadélfia-AD Templo Central Recife-1999)” e “Pela graça e o primor” música tema do Coral Masculino do Templo Cental-AD Recife gravada em seu último CD (2010). Aliás, foi justamente a visita do Centurymen ao Brasil em 1977 que serviu de inspiração para a fundação do Coral Masculino do Templo Central em 1979, fundado e regido pelo maestro Flávio Torres.

Entre as décadas de 1960/1970, ele flertou com os estilos mais populares, o que se refletiu em suas composições da época através de uma linguagem musical não tão familiar ao ambiente de culto batista norte americano, introduzindo guitarras e percussão (o que é comum para nós hoje de qualquer denominação) no lugar dos onipresentes órgãos de pipa. Dizem nos EUA que ele foi o percussor dos estilos de grupos de louvor e adoração tão em voga hoje.

Dr Red transformava melodias simples em grande música. Era hábil em combinar vozes e timbres, criando experiências sonoras muito interessantes. Era contrapontista exímio e um belo exemplo é o arranjo de “Glorioso é teu nome”, que fez para vozes masculinas. Um exercício que redundou numa grande peça de louvor a Deus.

Ele compôs uma Cantata em estilo contemporâneo, a “Cantata Princípios” (Beginnings-1974), baseado no capítulo 1 do Gênesis, onde mistura elementos musicais e diversos estilos, com melodias que remetem ao cantochão, música concreta e notação musical ultra moderna, onde as figuras musicais em algumas partes são substituídas por linhas parabólicas sem pauta ou compassos determinados. Pode-se dizer que foi um experimentalista.

Essa cantata foi executada há uns 10 anos pelo Coral Jovem Musicanto, da AD em Córrego do Jenipapo, sob a regência do maestro Marcos Barbosa e também, com orquestra, pelo Coral da UFPE, sob regência do Prof Flávio Medeiros.

Linda obra. Dela destaco “Louvai com alegria (Make A Joyful Noise )” e “Jesus, cordeiro gentil (Jesus Gentle Lamb)”, ambas gravadas pelo Coral Masculino Cantores da Liberdade da IB da Liberdade/SP, sob a condução do MM Donaldo Guedes.
Musical America Awards Reception-Dez 2007
Algumas de suas peças  estão nos hinários americanos e aqui no Brasil no HCC (Hinário para o Culto Cristão) utilizado pelo batistas.

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Muita chuva no Recife


Galeria postada no NE10
Recife amanheceu literalmente debaixo dágua. Com as fortes chuvas desta madrugada, a cidade viveu uma manhã de caos e de cenas inusitadas como pescarias, jacarés, e crianças improvisando parque aquático.

Também houve pavor com quase todos os canais que cortam a cidade transbordando, o deslizamento de barreiras, falta energia e queda de árvores, além do engarrafamento sem fim. A água também invadiu estações do metrô Barro e Joana Bezerra e também os túneis da zona sul.

De acordo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), durante esta madrugada o Recife registrou precipitação de 140 mm, o que equivale a 40% do total previsto para o mês inteiro de maio. “Toda a Região Metropolitana registrou chuva acima de 30 mm, que é considerada forte. Paulista teve 52 mm, Igarassu 42 mm e Camaragibe, 60 mm, por exemplo”, afirmou o meteorologista Roni Guedes ao Portal G1.

E a previsão é de mais chuvas até domingo.

Fotos NE10

Passageiros tiveram dificuldades para entrar na estação Joana Bezerra (Foto:Catharine Emanuele / Facebook)



Estudante finge ser pescador e procura por peixinho no alagamento (Foto: Guilherme Domingos / Facebook)

No Pina, moradores aproveitaram o mar instaurado na via para brincar na água (Arthur Régis / Facebook)

Na Caxangá, moradores encontraram um jacaré no meio da Avenida alagada (Foto: Rosário Ferreira / Facebook)

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Declare His Glory - John W. Peterson



Medida Provisoria exige título de doutor para professores de universidades federais


Uma medida provisória sancionada pela presidenta (sic) Dilma Rousseff e publicada na edição de hoje (15) do Diário Oficial da União exige o título de doutor para a contratação de professores de universidades e institutos federais de ensino superior. A Medida Provisória n° 614 altera a lei do plano de carreiras e cargos do magistério federal.

Em dezembro do ano passado, uma lei excluiu a exigência de doutorado para a contratação dos profissionais. Ontem, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse que houve um erro na lei que seria corrigido com a publicação da medida provisória.

O texto da medida prevê exceções para a exigência em duas situações. Quando houver carência de docentes com doutorado em determinada área do conhecimento ou em determinada localidade, as instituições de ensino vão poder substituir o título de doutor por um de mestre, especialista ou diploma de graduação. Nesse caso, é necessário que haja decisão do conselho superior da instituição.

Diário de Pernambuco

sábado, 11 de maio de 2013

Mães de joelhos, filhos de pé

Mais de 100 mil mães oram por seus filhos em movimento de oração

Mães de joelhos, filhos de pé. Esse é o lema do movimento Desperta Débora, que une mães biológicas, adotivas ou espirituais, de qualquer denominação religiosa, para orar por seus filhos por, no mínimo, quinze minutos diários. O grupo teve início em 1995, através de dois pastores da Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Naquele ano foi lançado o desafio para que as mães do Brasil começassem a orar por um despertamento missionário no País, a começar pelos seus próprios filhos. Atualmente, há mais de cem mil mães envolvidas. O projeto ultrapassou as fronteiras do Brasil e, atualmente, está em 44 países.

No Recife, o Desperta Débora existe há mais de 15 anos em mais de 40 igrejas. A reportagem do NE10 acompanhou uma reunião do grupo, na última quarta-feira (08/05). Cerca de 20 Déboras, como são chamadas as participantes, se reuniram na Primeira Igreja Presbiteriana do Recife, na Rua das Creoulas, no bairro das Graças. Com início às 8h, as mães cantaram, falaram de suas experiências com os filhos, pediram orações e oraram umas pelas outras.

Continue lendo no NE10

Eis uma excelente iniciativa!

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Bronca Pesada



O coronel reformado Carlos Alberto Brilhante Ustra, em depoimento à Comissão Nacional da Verdade, afirmou nesta sexta-feira (10) que a presidente Dilma Rousseff participou de organizações terroristas. Ele ainda falou que, durante a ditadura militar, não matou nem torturou e toda ação feita no regime militar foi para proteger o país de uma ditadura de esquerda.

No primeiro depoimento público da comissão, o ex-chefe do DOI-Codi de São Paulo disse que todas as organizações tinham como objetivo implantar a ditadura do comunismo. O seu depoimento foi tumultuado e houve momentos em que ele respondeu às perguntas aos gritos e batendo na mesa.

"Inclusive nas quatro organizações terroristas que nossa presidenta da República participou. Ela participou de quatro organizações terroristas que tinham isso, de implantar o comunismo. Estávamos lutando pela democracia e estávamos lutando contra o comunismo", afirmou. Para Ustra, se os militares não tivessem controlado o Brasil, o país teria seria um "Cubão".

Além do coronel Ustra, também fala à Comissão o ex-sargento Marival Chaves, que atuou na mesma instituição e já prestou dois depoimentos espontâneos à CNV. Marival Chaves e Carlos Ustra estão sendo ouvidos dentro da linha de pesquisa dos grupos de trabalho sobre as Graves Violações de Direitos Humanos cometidas por agentes do Estado ou pessoas a seu serviço entre 1946 e 1988.

Fonte NE 10 com informações de agências

Foi disco voador! Mas não foi não...

Há ETs vivos na Terra neste momento, e pelo menos dois deles provavelmente trabalham com o governo dos Estados Unidos.”
A declaração do ex-ministro da Defesa do Canadá Paul Hellyer, 89 anos, foi feita durante uma audiência pública sobre a existência de vida extraterrestre realizada em Washington, D.C.
Diversos ex-senadores e membros da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos ouviram depoimentos de especialistas e testemunhas entre os dias 29 de abril e 3 de maio.
Continue lendo mais AQUI

Lembro da canção de Cícero Nogueira que tanto ouvi e cantei quando adolescente, que sugere como as autoridades possivelmente explicarão o arrebatamento da Igreja: Foi disco voador! mas não foi não...

Em breve não mais se ouvirá um canto de aleluia, 
porque esta igreja vai desaparecer, 
e o mundo vai sentir de mais a falta deste povo, 
que sairá da terra, para no céu viver, 
e todos sentirão tristeza e falta dos parentes, 
e muitos assustados sentirão temor, 
assim Jesus Cristo virá arrebatar os crentes 
e muitos vão pensar: foi disco voador, mais não foi não.

Jesus virá de novo, arrebatar seu povo, 
desperta ó igreja porque a peleja aqui vai terminar, 
e a qualquer momento, tudo se cumprirá, 
o céu vai se abrir e a igreja do Senhor cantando subirá.

E quando Jesus Cristo arrebatar os redimidos, 
muitos desviados, vão querer voltar, 
muitos daqueles que agora criticam os crentes, 
vão sentir desejo de ouvir alguém pregar, 
e o mundo totalmente entregue as mãos do anti-Cristo, 
e pra acalmar o povo que aqui ficou 
para tentar justificar o arrebatamento, 
dirá estão ao mundo: foi disco voador, mais não foi não.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Música e Saúde

Para além do fascínio que a música exerce sobre a grande maioria das pessoas, há muito tempo que se sabe que ela tem o condão de interferir com mecanismos cerebrais, estimulando determinados circuitos da massa cinzenta, funcionando como uma terapia.

Segundo especialistas, a música pode ajudar no tratamento da dor quando se recupera de uma cirurgia, na reabilitação de indivíduos que sofreram um AVC e ficaram com sequelas, e em situações de dores crônicas.

Os primeiros registos sobre os benefícios da música no tratamento de doenças remontam a publicações do século XVIII, altura a partir da qual se encetaram estudos nesta área. Independentemente de as descobertas não terem sido de monta, sabe-se hoje que árias aprazíveis suscitam a libertação de substâncias no organismo que originam sensações de prazer e bem-estar.

Um grupo de cientistas finlandeses da área da neurologia descobriu recentemente que a música estimula o sistema nervoso, ativando várias regiões do cérebro em simultâneo, o que nas pessoas em que essas zonas se encontram danificadas por um derrame, acelera o processo de recuperação. Por outro lado, ajuda a prevenir a depressão, tão frequente nestes pacientes.

Também no que concerne ao tratamento pós-cirúrgico, um artigo editado no jornal “Critical Care Medicine” refere existir uma resposta fisiológica efetiva à música por parte de enfermos intervencionados cirurgicamente. Mozart revelou possuir maior efeito sedativo do que os fármacos! Verificou-se uma diminuição da pressão sanguínea e dos batimentos cardíacos, a par de uma menor necessidade de recorrer a analgésicos e de uma descida dos níveis de algumas hormonas relacionadas com o stress.

Foi no término da Segunda Guerra Mundial que surgiu a ideia de convidar músicos para tocar em hospitais. Tal apoio no tratamento dos feridos aportou frutos tão positivos que as autoridades médicas americanas resolveram profissionalizar pessoas com o intuito de se recorrer à música como terapia. Então, em 1944, foi desenvolvido o primeiro curso de Musicoterapia, pela Universidade Estadual do Michigan, nos Estados Unidos.

A musicoterapia traduz o uso da música como instrumento de saúde, evidenciando a real possibilidade de reabilitar e prevenir doenças por meio dos sons. Presentemente, muitos médicos de diversas especialidades fazem uso da música como expediente terapêutico em patologias como a hipertensão e o cancro, e advogam que o método é um excelente complemento do tratamento convencional, capaz de reduzir as consequências da doença e, por conseguinte, o emprego de analgésicos e sedativos. O efeito desse tipo de terapia vai além do uso da música como tranquilizante ou como ferramenta para regozijar o paciente. Pesquisas caucionam que o tratamento robustece emocionalmente o doente, ajudando-o a lidar melhor com os sintomas da sua enfermidade.

A música pode estar mais associada à aptidão para tocar algum instrumento ou para cantar. Tem o condão de desenvolver potenciais intrínsecos, agindo ao nível da prevenção e do tratamento de afetações como o stress, o flagelo do século XXI. A musicoterapia é versátil, pelo que se pode usar individualmente, em família ou em grupo. Dirige-se a portadores de deficiências várias, distúrbios psíquicos que incluem a depressão, a esquizofrenia e o autismo, e tem ainda aplicação no âmbito da geriatria.

Em acréscimo, o treino musical fomenta o progresso cognitivo, a atenção, a memória, a destreza motora e cria unidade entre linguagem, música e movimento. Pitágoras atribuía à terapia através da música a designação de “purificação”. Segundo ele, a música curativa destina-se a (re)equilibrar as quatro funções básicas do ser humano: «pensar, sentir, perceber e intuir».

Outra realidade onde a musicoterapia tem uma utilização crescente diz respeito ao aumento exponencial de idosos institucionalizados. O internamento do idoso em lares surge, normalmente, da impossibilidade da família em tomar conta do seu velho ou na sequência do stress e/ou esgotamento físico do cuidador após doença prolongada do idoso, falta de tempo ou intolerância à senilidade.

Desenraizados e vulneráveis, a música tem a dita de amenizar as mudanças radicais que os idosos enfrentam quando são internados, os imensos fatores de desestabilização a que ficam sujeitos, desde as novas regras do dia a dia até à coabitação com pessoas desconhecidas e que não escolheram para compartilhar o espaço e a vida, e, sobretudo, a perda dos vínculos com familiares, amigos e vizinhos. Os idosos sentem-se isolados, desvalorizados, desprovidos de autoestima e, muitas vezes, da própria identidade.

O fato de a população estar cada vez mais envelhecida exige políticas de saúde específicas, mormente virada para a conservação da capacidade funcional dos seniores. Atualmente, buscam-se novas modalidades de tratamento, com uma abordagem multidisciplinar, no sentido da concepção da pessoa idosa com um todo, harmonizando estrutura física e mental. Neste contexto, a utilização da música revela-se um meio eficaz na solução de conflitos internos, na expressão de emoções, na evocação de lembranças e no reavivamento de fatos inconscientes. A memória reativada converte a velhice em tempo de recordar, dando azo a reconstruir e reviver episódios significativos da sua juventude e repensar, com as imagens do presente, as experiências do passado.

Ouvir música é saudável para toda a gente. Alivia tensões, ajuda a refletir, transporta-nos para cenários prazerosos, cura-nos. Qual a importância da música na sua saúde a na sua vida?

Artigo originalmente postado em Rua Direita

Para saber mais:
VEJA on line - Ouvir música libera dopamina e dá prazer
Related Posts with Thumbnails