quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Costumes da Igreja de outros tempos - 6


Convidar a Banda de Música do Templo Central para cultos festivos e desfiles nas congregações de bairros e cidades do interior.

Ainda é comum efetuarem-se desfiles, especialmente nas inaugurações de templo no interior do Estado e também em jubileus de Campanhas Evangelizadoras e no dia da Bíblia, porém a famosa "Banda de Música da Matriz" já não necessita se dividir tanto entre os inúmeros convites pois há as bandas marciais das Escolas AD e em algumas áreas, uma pequena orquestra da própria igreja local.


Era de muita expectativa ver a banda de música, todos fardados e tocando dobrados sob a batuta de Guinga, Manoel Xavier, Luiz entre outros.

Além do grupo principal, formado só por homens, foi criada e atuou por muitos anos a Banda Feminina do TC, sob a regência do maestro Ozias.
Hoje dá ainda mais gosto ouvir a Banda Canaã, mais refinada e profissional e mista em sua formação, sob a regência do maestro Ramos, tocando peças que inspiram e levam à glorificação do nome de Jesus.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Projeto de Lei quer obrigar todas as rádios de Recife a tocar frevo


Um frevo por dia em todas as rádios da capital pernambucana.
É o que propõe o projeto de lei 04/2013, que institui o Momento do Frevo, a ser votado hoje em sessão na Câmara de Vereadores, às 15h. A autoria é do vereador Marco Aurélio Medeiros (PTC) e visa à promoção da cultura tipicamente pernambucana e estímulo à criação de novos frevos a partir do espaço aberto na mídia. Se aprovada, caberá às emissoras de rádio, escolher um horário para o momento do frevo dentro da programação.
De acordo com Marco Aurélio, a sessão na Câmara de vereadores contará com a presença de vários artistas locais que inclusive "aprovam a regulamentação da lei em Pernambuco". Dentre eles,estarão presentes Nena Queiroga, André Rio, Maestro Spok, dentre outros.
O vereador cita ainda que o espaço aberto para o frevo nasce em um momento muito favorável, quando o mundo começa a descobrir a riqueza cultural da expressão artísticas máxima do Estado, considerada hoje Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco.
“O mundo já nos deu o reconhecimento. Cabe a nós agora possibilitar a divulgação do frevo nas ondas do rádio, estimulando também os artistas a criar novas canções de frevo, dando ainda mais vida ao ritmo centenário”, comenta o vereador. Ainda de acordo Marco, o projeto de lei é apenas o início de uma série de incentivos.“É o pontapé inicial com o intuito de resgatar a nossa verdadeira identidade cultural, valorizando a classe artística.”
Filipe Barros - Diario de Pernambuco - Publicação: 27/02/2013 09:08 Atualização: 27/02/2013 12:36

Projeto polêmico. Já pensou se algum vereador evangélico propuser (e conseguir aprovar) que todas as emissoras de rádios de Recife seja obrigadas a tocar música gospel?

Se a desculpa é que o frevo é cultura, o gospel também foi considerado como Cultura em sansão da presidente Dilma em publicação no Diário Oficial de 10/01/2012.

Agora, já pensou uma emissora cristã veiculando frevo pornográfico ou que remeta à imoralidade típica da época em que se toca mais frevo (o carnaval)? Mesmo tocado, não há como dissociar o frevo dessa festa mundana.

É mais uma do pacote de imposições oficiais que estamos vivenciando. E as coisas só tendem a piorar.

Related Posts with Thumbnails