quinta-feira, 19 de março de 2009

Andando sobre o mar


Depois que o Salvador deixou a multidão
A comentar dos pães a multiplicação,
Subiu ao monte e, ali, ficou a contemplar
A beleza do céu e a poesia do mar,
Sentindo o coração pulsando confortado
Pelo grande milagre há pouco realizado,
Sabendo que o fizera apenas pelo amor
Que sempre dedicara ao pobre pecador,
Fazendo reflorir na paz e na alegria,
A vida que murchava à dor de cada dia,
E fazendo brotar, numa festa de rosas,
Os tristes corações e as almas dolorosas...
E foi talvez ali, naquela solidão,
Que Jesus recitou a mais doce oração...

Caía a tarde. Ao longe, um barco navegava;
Soprava a ventania, o mar se revoltava
E as ondas a rolar, ameaçadoramente,
Pareciam querer tragá-lo, de repente...

Os discípulos seus estavam lá – coitados! –
Pelo negro terror da morte dominados...
Pescadores leais – homens do mar – como eram,
Diante da tempestade eles logo souberam
Que já não lhes restava a mais leve esperança...
Tudo estava perdido, a não ser que a bonança,
Por milagre de Deus, não tardasse demais...

E Jesus, que do monte os contemplava em ais,
Moveu-se de piedade e veio, devagar,
Leve, como a virtude, andando sobre o mar...

Quadro maravilhoso aquele! Quadro lindo
Que o tempo consagrou com seu valor infindo!
Nem as famosas mãos dos grandes escultores
Nem o gênio dos mais afamados pintores
Poderiam gravar, no mármore ou na tela,
Aquela aparição divinamente bela:
- O céu encapelado, o céu a lampejar
E Jesus, muito leve, andando sobre o mar.

No seu medo, porém, os discípulos vêem
Apenas um fantasma a lhes surgir do Além.
Mas, tal como a bonança esplendorosa e pura,
A voz do Salvador soou-lhes com doçura:
- “Não temais, que sou Eu! Tende ânimo, porque
O Pai, que tudo sabe, o Pai que tudo vê,
Sentiu a vossa angústia, ouviu vossa oração
E vos mandou, por mim, a sua redenção.”

Então Pedro exclamou: - “Se és tu, ó Mestre amigo,
Se és tu mesmo, Senhor, manda-me ir ter contigo!”
E Ele lhe disse: - “Vem!”
Pedro seguiu, mas logo
Vacilando, gritou – “Senhor, eis que me afogo!
Ó salva-me, Senhor!”
E o Mestre o segurou
E, muito paternal e calmo, lhe falou:
- “Por que tu duvidaste, homem de pouca fé?
Tem ânimo! levanta e firma-te de pé!
Pois aquele que crê e é salvo pela graça
Pode ordenar ao vento... e a tempestade passa...”

E, entrando ambos no barco, o mar ficou sereno,
Como a própria expressão do Nazareno...
O céu torna-se azul; cessou do vento o açoite;
E a lua, que surgiu para o esplendor da noite,
Era a coroa astral de Deus no firmamento,
E o símbolo de luz do Novo Testamento...

E os discípulos vão, agradecidamente,
No íntimo elevando aos céus a prece ardente,
Libertos afinal do peso das agruras,
Aprendendo do Mestre, à luz das Escrituras,
As mais belas lições e os conselhos mais sábios,
Sentindo os corações sem mágoas nem ressábios:
Claros – como o esplendor balsâmico do luar,
Leves – como Jesus andando sobre o mar.


Mário Barreto de França
In: Sob os Céus da Palestina
Editora JUERP Rio de Janeiro, 1971


Muitas vezes, enquanto criança e adolescente, ouvi este poema naquela pequenina congregação da minha igreja em Córrego do Botijão, subúrbio do Recife, especialmente recitado pela irmã Célia e pelo então jovem Oziel. Como enchia a alma! Era possível ver lágrimas nos rostos e ouvir muitas glorificações a Deus ao término desta mensagem. Era um tempo em que se recitava muito poesias e jograis, em todas as denominações, constume que caiu em desuso atualmente e que pode revelar inclusive o pobre nível cultural das igrejas evangélicas de nosso tempo, mais afeito a sinestésicos eventos recheados de cor e barulho, com raras exceções. Ainda posso louvar a Deus por minha igreja e oro para que o Senhor a conserve!

Sei que muitos também aproveitarão este momento para matar as saudades e indico o Poesia Evangélica, do amado Sammis Reachers, onde você poderá encontrar este e outros belos poemas evangélicos.

Vêde os Campos - Blog de Missões


Visite nosso Blog de Missões, o Vêde os Campos! As três últimas postagens são:

Guiné-Bissau - Pedido de Oração
Através de e-mail, os missionários Nelson e Mísia solicitam orações e descrevem o momento tenso em que o país vive após o assassinato de seu presidente nas últimas semanas.

Você Sabia?
Algumas estatísticas que você pode usar nos boletins e cartazes dos Cultos de Missões e outras atividades de motivação missionária.

Espanha - Uma porta está aberta!
Esse post contém dados acerca da Espanha e a verificação da necessidade urgente de levarmos a Palavra de Deus àquela nação constatada in loco pelo Pr Ailton José Alves em janeiro deste ano. Acrescentei alguns dados de outros sites e uma entrevista com o presidente da AD espanhola.
Confira!

Ore, divulgue e participe!

Amizade

Para todos componentes de coros e demais grupos musicais.

A amizade é algo fundamental para a boa estrutura de um grupo, pois ela desenvolve a confiança, a sinceridade, o companheirismo e nos ensina a compartilhar os momentos;

Uma boa amizade frutifica e gera o amor fraterno. O amor que dá sem esperar receber em troca. O amor que não se ensoberbece, antes, é humilde, paciente, tudo espera e crê. Não deve haver invejas, intrigas ou maldades num grupo onde a amizade é construída no amor de Deus.

Muitos podem estar num grupo sem ser do grupo, e logo o percebemos pois não se envolvem, não cooperam, não se importam com os outros; Não se importam nem com a sua própria atividade e imagem!! São reticentes e egoístas, visando apenas seu próprio conforto e satisfação ou mesmo glórias para si . Não comungam dos objetivos, nunca estão disponíveis, enfim, não são amigos. Infelizmente.

Oremos para que estes acordem. Procuremos o bem uns dos outros. Consideremos os companheiros superiores a nós mesmos. Vamos dar as mãos na Obra e edifiquemos nossas amizades apenas no amor de Deus, que é fiel e imutável e assim, teremos um grupo forte e mais unido, disposto a trabalhar na grande Seara.

Um grupo assim edificado pode ser comparado à uma parede construída por vários tijolos (cada um dos componentes) unidos pela argamassa do amor, revestidos pela graça de Deus e pintados com as cores da alegria e do serviço cristão.

quarta-feira, 18 de março de 2009

Pecado - uma definição magistral!


“Qualquer coisa que debilite a sua razão, que diminua a sensibilidade da sua consciência, obscureça a sua concepção de Deus ou enfraqueça o seu gosto pelas coisas espirituais, qualquer coisa que aumente o domínio da carne sobre a mente, isto é pecado, por mais simples que seja ou por mais inocente que pareça”

Dito a John Wesley por sua mãe, quando este lhe perguntara o que era pecado.

Ganhei um recorte com estas palavras datilografadas quando ainda era um jovem de 16 ou 17 anos e participava do Coral Juvenil Celebração, de Olinda 7ºRO. Quem me deu foi um outro jovem chamado Gilberto Diniz, companheiro de bancada e hoje missionário de nossa Igreja na Argentina. Ainda guardo-o com muito cuidado e assim como esse sábio conselho me foi muito útil, certamente será para o querido leitor também!

Tu, porém, vai até o fim

"Tu, porém, vai até ao fim; porque descansarás, e te levantarás na tua herança, no fim dos dias."Dn 12.13 ACF

Esse texto martelou a minha mente durante alguns dias deste mês(*) e mais forte se fez após dois testemunhos que ouví no sepultamento do diácono Luiz Raimundo, que servia no Visgueiro.

Antes de sepultarem o corpo do irmão, o presbítero Ednaldo Franco tomou a palavra e contou que em 1979, ele era um jovem sem pespecitva, mas foi convidado para um culto cujo pregador era aquele diácono e foi através da mensagem daquele homem que ele se converteu, portanto - dizia ele - este fôra seu "pai na fé". Imediatamente outra irmã também testemunhou que aquele homem de Deus a ganhara pra Jesus. O homem dormiu em paz, fiel até o fim, mas uma parte dos frutos e realizações de sua vida estava alí bem vivo diante de todos.

Fiquei então pensando na célebre frase que diz que uma pessoa é medida não por aquilo que principia a fazer, mas exatamente por aquilo que consegue terminar. Que pensamento desafiador!

Mesmo enfrentando problemas mil e sendo tentado por grandes ofertas, devemos permanecer inabaláveis em nossa posição. Deus nos ordena a avançarmos e é Ele mesmo quem nos ajuda quando a força nos falta.

Sua palavra está sempre dizendo: - Ei, levante-se! Prossiga! Anime-se! Tenha coragem! Eu estou ao seu lado. Vá até o fim!

Sabedor das coisas futuras, Daniel esteve preocupado com as visões mas recebeu a seguinte mensagem: "Continue firme até o fim" (Dn 12.13 TLH);

O apóstolo Paulo sabia desde o início de sua conversão que por amor de Cristo seria martirizado, mas avançou com todo o denodo e procurou produzir o máximo que a vida lhe permitia, pois para ele "o viver é Cristo e o morrer é lucro (Fil. 1:21)". Nesta mesma Epístola ele vai dizer: "deixando as coisa que para tráz ficam, prossigo para o alvo...(Fil.3:14)". Prossigo!

Já velho, perto do fim, olhou para tudo o que fez na Obra do Senhor, e pôde afirmar categoricamente: "Combatí o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé II Tm 4:7". -Cheguei até o fim!

Ir até o fim significa fazer integralmente aquilo que Deus quer que façamos. Concluir a carreira em fidelidade ao mandamento divino, terminar a obra que Deus nos confiou, ir ao ponto onde Ele quer que cheguemos, realizar a tarefa como deve ser feita, sem temer;

(...)

O versículo termina dizendo que haverá paz para aquele que vai até o fim. Daniel dormiria tranqüilo, teria uma velhice calma e morreria em paz mas o que me alegra muito é ler o final do versículo: receberás a tua herança.

Se não bastassem a alegria de ser vitorioso, de chegar até o fim e o prazer do trabalho realizado, ainda temos a bendita promessa de uma recompensa!!

Digo mais: essa recompensa dada aos que vão até o fim é celestial mas uma parte também recebida aqui, em bençãos, enquanto trabalhamos. Seremos recompensados pelo Senhor pelo bom trabalho desempenhado (Hb 6.10; I Cor. 15.58; II Crôn 15.7; Mt 20.8; I Cor 9.17; Col. 3.24;).

Sejam firmes no propósito de bem servir a Deus e à sua amada Igreja! Prossigam até o fim.

(*) Esse texto foi escrito em dez/2006 e publicado no "Lifenews" boletim informativo do Coro Jovem Life, da AD em Córrego do Botijão, Recife/PE, Igreja presidida pelo Pr Ailton José Alves, e que agora reproduzo parcialmente neste blog;

segunda-feira, 16 de março de 2009

Mais selos para o blog

Agradeço imensamente aos colegas blogueiros pelas indicações nas últimas semanas ao compartilhamento de selos, em especial ao Pr. Artur Eduardo, ao mano Tharsis Kedsonni do Assem-Bereia de Deus, ao Pr Juber Donizete e ao Heitor de Morais do blog O Jovem da Bíblia e a Bíblia do Jovem.

Como é de praxe, indico blogs para compartilharem dessa alegria e assim promoverem a amizade entre os blogueiros evangélicos e prestigiarem uns aos outros com as visitas e comentários.

Deus os abençoe!



Pr Artur Eduardo
Forte Homem Fraco
A Bíblia e um Jovem do século 21
O Jovem da Bíblia e a Bíblia do Jovem
Pecadofobia
Blogo do JP
Veredas Missinárias
Discipulos de Cristo
Cristianismo Radical
Blog do Lucimauro
Cristiano Santana
Pr. Altair Germano

e todos os demais que estão em minha lista ao lado!

quarta-feira, 4 de março de 2009

Frases "da hora" de todos os tempos!

“A igreja de hoje... não tem dever mais solene do que conservar a pureza da doutrina.” (R. B. Kuiper)

"Dizer "Esqueça a doutrina, vamos evangelizar" é tão ridículo quanto uma equipe de futebol que diz "Esqueça a bola, vamos continuar o jogo". (Peter Lewis)

“Qualquer ensinamento que não se enquadre nas Escrituras deve ser rejeitado, mesmo que faça chover milagres todos os dias”. (Martinho Lutero)

"Em quarenta anos de vida, nunca passei quinze minutos acordado sem pensar em Jesus". (Charles H. Spurgeon)

"Se algum dia alguém lhe disser que seu trabalho não é o de um profissional, lembre-se: Amadores construíram a Arca de Noé e profissionais, o Titanic." (Anônimo)

“Se rugas têm de ser escritas na testa, não permita que se inscrevam no coração. O espírito jamais deve envelhecer”. ( James Abram Garfield)

“Deus promete guiar-nos não para livrar-nos da responsabilidade de pensar" (John Stott)

"O pecado deve ser ocasião para grande tristeza, quando não há tristeza em pecar" (John Owen)

"Pecado e inferno estão casados, a não ser que o arrependimento anuncie o divórcio" (Charles H. Spurgeon)

"As Escrituras não foram dadas para aumentar nosso conhecimento, mas para mudar nossa vida" (D. L. Moody)

"O cristianismo não é um sistema de doutrina, mas um formador de novas criaturas" (John Newton)

"A verdadeira conversão dá segurança à pessoa, mas não lhe confere o direito de parar de vigiar" (Charles H. Spurgeon)

"Há pó suficiente sobre algumas de suas Bíblias para escrever ‘condenação’ com seus próprios dedos" (Charles H. Spurgeon)

"Conhecimento e madeira de construção não devem ser usados até que estejam amadurecidos" (Oliver Holmes)

segunda-feira, 2 de março de 2009

Concurso “Vamos ler a Bíblia”

"Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a Palavra de Deus” – Jesus (Lucas 4:4).

VAMOS LER A BÍBLIA é um concurso que tem como principal objetivo, estimular as pessoas a lerem a Bíblia toda em 300 dias, de 1.º de março a 25 de dezembro de 2009. Para isso, serão dados prêmios aos participantes que responderem corretamente a maior quantidade de perguntas referentes aos textos bíblicos lidos ao longo do ano.

Haverá um Calendário de Leitura bíblica diária, que deverá ser acompanhado por todos. Os participantes deverão ler 4 capítulos bíblicos por dia, ou seja, apenas 15 minutos de leitura aproximadamente.

Serão realizadas 10 provas ao longo do concurso, contendo 30 perguntas de múltipla escolha cada. Os 5 primeiros colocados de cada prova vão ganhar prêmios (Bíblias, Novos Testamentos em MP3, MP3s, MP4s, Celulares, Câmeras fotográficas) e ao final do concurso, o participante que acumular mais pontos ganhará um Notebook.

Não perca esta oportunidade de ler o maior de todos os livros e ainda concorrer a prêmios.

Inscreva-se e incentive outras pessoas do seu relacionamento a participar.

Clique em http://www.vamoslerabiblia.com.br/increvase.asp para fazer a sua inscrição!

Divulgue na sua igreja!

Governo brasileiro diz que 99% de seus cidadãos são "homofóbicos" e precisam ser reeducados

BRASÍLIA, 13 de fevereiro de 2009 (LifeSiteNews.com) - O governo brasileiro determinou que 99% de seus cidadãos são "homofóbicos" e portanto precisam ser reeducados, de acordo com o jornal O Globo.

Os resultados são de um estudo que testou o nível de "homofobia" da população, perguntando às pessoas que comentassem acerca de tais declarações como "Deus fez o homem e a mulher com sexos diferentes para que cumpram seu papel e tenham filhos". Os 92% de brasileiros que concordaram parcial ou completamente com essa declaração foram rotulados de "homofóbicos".

Outra pergunta no teste de "homofobia" foi: "A homossexualidade é um pecado contra as leis de Deus". Cinquenta e oito por cento dos brasileiros concordaram.

Aqueles que concordaram parcial ou completamente que "A homossexualidade é uma doença que tem de ser tratada" (41%) foram também rotulados de "homofóbicos", assim como aqueles que objetaram a beijo s e abraços de homossexuais em público (64%).

De acordo com o jornal O Globo, o governo federal do Brasil usará os dados para "planejar novas políticas, e alerta que já detectou um desdobramento sombrio de tanto preconceito: a intolerância." O estudo foi realizado por uma organização ligada ao Partido dos Trabalhadores, que atualmente ocupa o poder executivo e predomina no poder legislativo.

"Não há como [o governo] não se envolver, porque a intolerância tem se manifestado em crimes, inclusive cometidos por agentes de Estado", disse Paulo Biagi, coordenador do Brasil Sem Homofobia, programa oficial do governo Lula.

Biagi diz que o governo agora começará a "rearticular" a defesa de seu projeto de lei "anti-homofobia", que tornará crime criticar a conduta homossexual no Brasil.

Além disso, o governo estará lançando o Plano Nacional de Promoção da Cidadania LGBT em maio. O governo também iniciará, juntamente com dez outros países latino-americanos, uma campanha televisiva para combater a "homofobia".

"O que é de admirar é como uma população que é 99% contra o homossexualismo aceita de forma passiva e calada que um governo 100% a favor do homossexualismo eleve as práticas homossexuais a nível de sacralidade inviolável", escreveu o ativista pró-família Julio Severo em seu blog Last Days Watchman, "enquanto rebaixa 99% da população à categoria de ‘ralé ignorante' que deve ser sumariamente condenada a políticas estatais de reeducação".

Fonte: Júlio Severo.

Preocupante essa atitude do governo. É um verdadeiro estrupo moral essa arrogante imposição das autoridades. Oremos para que o Senhor abra os olhos de nossos governantes e que fortaleça a sua Igreja no Brasil, fazendo-a baluarte da sã doutrina.
Related Posts with Thumbnails