terça-feira, 24 de maio de 2016

Pesquisa revela: A Bíblia foi o livro mais lido pelos brasileiros em 2015


O resultado da 4ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, promovida pelo Instituto Pró-livro e realizada pelo Ibope surpreende.

Ao perguntar quais tipos de livros os leitores tinham lido no último ano, a pesquisa constatou que 42% deles leram a Bíblia, seguida por livros religiosos, de contos e romances – cada um citado por 22% dos entrevistados, que podiam indicar mais de uma opção. Curioso aqui notar que a Bíblia sequer entrou no gênero de religiosos. Claro que o livro pode ser lido de maneiras diversas – com viés histórico, sociológico, filosófico.. -, mas é evidente que a esmagadora maioria dos leitores que leem a Bíblia o fazem por questões ligadas à religião.

A Bíblia também encabeça os gêneros preferidos de pessoas de todas as faixas etárias (5 a 10, 11 a 13, 14 a 17, 18 a 24, 25 a 29, 30 a 39, 40 a 49, 50 a 69 e 70 e mais) e níveis de escolaridade (Fundamentai I, Fundamental II, Ensino Médio e Superior) abarcados pelo estudo. Foi ainda o título mais citado como última leitura dos entrevistados – 225 menções, seguido por “Diário de um Banana” e “Casamento Blindado”, ambos lembrados 11 vezes – e é a obra mais marcante da vida de 482 pessoas ouvidas – a segunda posição aqui ficou com “A Culpa é Das Estrelas”, mencionado em 56 oportunidades. Não bastasse, é diretamente responsável por uma das curiosidades da pesquisa: ao indicarem o autor do último livro que estavam lendo, alguns entrevistados (1%) citaram entidades religiosas normalmente ligas à Bíblia, como Jesus e Moisés.

Até professores preferem a Bíblia. A Retratos da Leitura no Brasil também apresenta alguns recortes específicos sobre o hábito de leitura dos professores e profissionais da educação. Nessa categoria, a Bíblia também se destaca: ela que lidera, por exemplo, a lista dos 11 títulos mais citados pelos educadores, com 22 menções.

Leia a matéria completa AQUI

Um comentário:

Almir Lopes disse...

Realmente , é triste agente ir a uma igreja e não vê um coral cantando. Acredito que as pessoas estão perdendo a verdadeira essência de um evangelho pleno da igreja primitiva pois, sabemos que existem outras coisas que mudaram muito! Principalmente nas igrejas Assembleia de Deus. Onde o verdadeiro cristão que procura seguir o caminho certo se depara com tantas coisas erradas e mudanças de uma nova geração de cristãos!! É lamentável essa situação. Meus avós cantaram no coral, Meus pais também cantavam no coral e eu também tive o privilégio de ser solista do coral. Portanto, sempre que tiver oportunidade de participar de um coral estarei cantando.

Related Posts with Thumbnails