segunda-feira, 20 de maio de 2013

Morre aos 76 anos o compositor e maestro Buryl Red


Em 01/04 partiu para a eternidade o eminente músico batista norteamericano Dr. Buryl Red. Tinha 76 anos e sucumbiu a um câncer contra o qual lutou por muitos anos.

Dr Buryl Red foi um dos mais importantes compositores de música sacra do século XX. Eu o colocaria ao lado de John Peterson e de Bill e Gloria Gaither.

Teve uma vida musical muitíssimo produtiva, quer como compositor, arranjador e produtor musical, quer como regente de coros, pequenos e grandes. Ele tinha mais de 1.600 composições e arranjos publicados, produziu mais de 2.500 gravações, e supervisionou música para várias centenas de shows, documentários e especiais musicais para a rede e televisão a cabo da Associated Baptist Press.

Foi fundador e regente do The CenturyMen, o mais famoso coro masculino dos EUA, com o qual fez várias turnês pelo mundo e veio ao Brasil algumas vezes. Com esse grupo ganhou vários prêmios e foi finalista em muitos outros, inclusive o Grammy e o Dove.

The Centurymen na República Popular da China

Regeu também os "The Singing Men of Texas", com o qual veio ao Brasil em 1982, numa memorável viagem que rendeu um LP ainda hoje muito apreciado pelos músicos. São dessa visita os arranjos de “Louvai com Alegria”, “Usa-me”, “Manso e suave” dentre outras lindas.

Em parceria com Ragan Courtney, compôs musicas pra coral e diversas cantatas que se tornaram famosíssimas e que ainda hoje são executadas em nossos templos. Destaco “Celebração da Vida” (executada integralmente pelo Coral Jovem Celebração da AD em Olinda 7º RO-1990) e “Em memória de mim”.

Dentre suas peças corais, a tocante “Perdoado”, que foi primeiramente gravada pelo Coral Sinfônico do STBNB no LP "É Isto Amor (1986)", se tornou um verdadeiro clássico. Deste LP ainda constam seus arranjos em "Pai faze-nos um" e "Vivifica tua Igreja".

Diga-se de passagem que o STBNB lançou no Brasil muitas de suas composições por conta do parentesco de Red com o Dr Fred Spann, regente do Sinfônico. Eram primos. O Dr Fred fez a maior parte das traduções de Red executadas hoje mundo coral brasileiro.

Também são de sua lavra "Foi seu amor (Gravada por Abi em 1987)", “Volto ao lar (gravado pelo Coro Sinfônico e pelo Coral da Igreja Batista do Largo da Paz - 2001)”, “Ouçam o ruído de um forte vento (gravado pelo Coral Filadélfia-AD Templo Central Recife-1999)” e “Pela graça e o primor” música tema do Coral Masculino do Templo Cental-AD Recife gravada em seu último CD (2010). Aliás, foi justamente a visita do Centurymen ao Brasil em 1977 que serviu de inspiração para a fundação do Coral Masculino do Templo Central em 1979, fundado e regido pelo maestro Flávio Torres.

Entre as décadas de 1960/1970, ele flertou com os estilos mais populares, o que se refletiu em suas composições da época através de uma linguagem musical não tão familiar ao ambiente de culto batista norte americano, introduzindo guitarras e percussão (o que é comum para nós hoje de qualquer denominação) no lugar dos onipresentes órgãos de pipa. Dizem nos EUA que ele foi o percussor dos estilos de grupos de louvor e adoração tão em voga hoje.

Dr Red transformava melodias simples em grande música. Era hábil em combinar vozes e timbres, criando experiências sonoras muito interessantes. Era contrapontista exímio e um belo exemplo é o arranjo de “Glorioso é teu nome”, que fez para vozes masculinas. Um exercício que redundou numa grande peça de louvor a Deus.

Ele compôs uma Cantata em estilo contemporâneo, a “Cantata Princípios” (Beginnings-1974), baseado no capítulo 1 do Gênesis, onde mistura elementos musicais e diversos estilos, com melodias que remetem ao cantochão, música concreta e notação musical ultra moderna, onde as figuras musicais em algumas partes são substituídas por linhas parabólicas sem pauta ou compassos determinados. Pode-se dizer que foi um experimentalista.

Essa cantata foi executada há uns 10 anos pelo Coral Jovem Musicanto, da AD em Córrego do Jenipapo, sob a regência do maestro Marcos Barbosa e também, com orquestra, pelo Coral da UFPE, sob regência do Prof Flávio Medeiros.

Linda obra. Dela destaco “Louvai com alegria (Make A Joyful Noise )” e “Jesus, cordeiro gentil (Jesus Gentle Lamb)”, ambas gravadas pelo Coral Masculino Cantores da Liberdade da IB da Liberdade/SP, sob a condução do MM Donaldo Guedes.
Musical America Awards Reception-Dez 2007
Algumas de suas peças  estão nos hinários americanos e aqui no Brasil no HCC (Hinário para o Culto Cristão) utilizado pelo batistas.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails