quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Conversão da ICAR. Seria possível?


Papa Bento 16 diz que Igreja Católica precisa de "purificação e reformas"


O papa Bento 16 disse nesta quinta-feira que a Igreja Católica passa por "provações e sofrimentos" e precisa de "purificação e reformas", em uma mensagem em ocasião do quarto centenário de canonização de São Carlos Borromeu.

Em um texto endereçado ao arcebispo de Milão, cardeal Dionigi Tettamanzi, o pontífice assinalou que a instituição necessita de uma "conversão pessoal e comunitária" para atuar "com clara certeza no poder da oração e da penitência".

Mesmo no tempo de Borromeu --que participou do Concílio de Trento (1545-1563), o qual buscava promover a união na igreja, e da Contra-Reforma em seguida ao cisma protestante--, o "rebanho de Deus atravessava tempos dolorosos e difíceis", afirmou o papa.

"Muitas eram as desordens a serem sancionadas, muitos os erros para corrigir, muitas as estruturas para renovar, e todavia São Carlos" decidiu começar "pela própria vida" e "foi capaz de trabalhar em destaque notável e heroico nos estilos de vida que eram característicos da sua dignidade mundana".

"Ele tinha consciência de que uma séria e confiável reforma deveria começar pelos pastores, para que tivesse efeitos benéficos e duradouros no interior do povo de Deus", afirmou o líder máximo da Igreja Católica.

DA ANSA - Com reportagem da Folha On Line

Seria possível uma conversão de fato da ICAR ao verdadeiro Evangelho? Claro que a fala do Papa não prega exatamente isto, porém eu me questionei ao ler a matéria se seria possível, pelo menos a curto ou médio prazo, uma verdadeira regeneração nesta igreja dita cristã onde a tradição é mais importante que o Canon Bíblico - de acordo com seus clérigos.

Uma série de perguntas que ensejavam outras respostas disparou em minha mente, de temas que vão desde as Cartas do Senhor Jesus à Igrejas da Ásia Menor até o ramo teológico que confere a ICAR um papel escatológico importantíssimo, passando por tudo o que de importante existe na história da cristandade.

Fica a pergunta: Você acredita que a ICAR pode de fato se converter ou será que não haverá mais jeito para esta igreja/religião? Qual a sua opinião?

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails