terça-feira, 10 de agosto de 2010

A história de "Eterno Fanal"

Eterno Fanal foi a música que deu título ao LP do cantor Feliciano Amaral, lançado em 1973, como comemoração ao 25º aniversário de atividades no ramo das gravações fonográficas. Ele que, que foi o primeiro cantor evangélico do Brasil, e que ainda está em atividade, selecionou belos cantos e apostou na juventude de alguns compositores como Ivan Ávila de Souza e Edson Coelho. Foi um tremendo sucesso. Aliás, remasterizado e lançado em CD, ainda é um dos trabalhos mais procurados de FA.

Por trás do sucesso da música está um acontecimento real, desconhecido da maioria do público e que o próprio Pr Feliciano Amaral contou em duas vezes nas quais o entrevistei para programas de rádio.

Ivan de Souza era guarda marinha e numa patrulha de rotina pelo litoral fluminense, numa espetacular noite de lua clara e cheia, sobreveio uma tempestade. O céu ficou encoberto, as ondas se ergueram, a brisa tornou-se vendaval e sob muita chuva o barco balançava muito.

A tripulação, embora experiente, temeu o pior. Parecia haver algo de incomum naquela tormenta, como se quisesse tragar o barco patrulha.

Naquele momento pavoroso, com a iminência de um desastre fatal, Ivan então começa clamar ao Senhor Jesus, pedindo sua intervenção e misericórdia e para sua surpresa, sem demora veio a calmaria. Novamente o céu ficou claro, pontilhado de mil estrelas e o barco pode retornar em segurança ao porto. Ao retornar ao alojamento Ivan então compôs “O Eterno Fanal”.

Ouça “O Eterno Fanal” e glorifique ao Senhor que comanda o céu, a terra e o mar e que traz bonança para as tempestades da vida. Ele é o farol que guia sua vida ao porto seguro!

A palavra Fanal é geralmente usada por marinheiros e além disso, está em desuso (quando não, muito mal colocada em alguns hinos novos). De forma genérica, significa “Farol”.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails